Buscar

o assistente de acusação só pode recorrer se o MP não recorrer certo? mas ele pode arrazoar mesmo se o MP oferecer um recurso? o que seria arrazoar?

o assistente de acusação só pode recorrer se o MP não recorrer certo? mas ele pode arrazoar mesmo se o MP oferecer um recurso? o que seria arrazoar? oferecer razoes recursais? contrarrazoes? se for razoes recursais nao seria quase a mesma coisa de recorrer?

 

💡 2 Respostas

User badge image

Emerson Cardoso Araújo

Boa tarde Fernanda, 

A primeira questão a resposta é afirmativa. Amparado pelo art. 271 do CPP o assistente de acusação em determinados casos (art's 584, §1º e 598 ambos do CPP) poderá impetrar recurso. Confrme o art. 271 do CPP ele poderá inclusive, mesmo não ele próprio ter recorrido, arrazoar em relação ao recurso, Vejamos: Art. 271: 

"[...] participar do debate oral e arrazoar os recursos interpostos pelo Ministério Público, ou por ele próprio, [...]".

Arrazoar é apresentar argumentos, razões, alegações em um processo em juízo. Contrarrazão é a resposta as razões recursais apresentada pela parte contrária. Recorrer seria o modo genérico de se dizer que vai adentrar com recurso devido ao inconformismo da decisão em juízo.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Primeiramente deve ser observado o artigo 271 do Código de Processo Penal que dispõe:

Art. 271.  Ao assistente será permitido propor meios de prova, requerer perguntas às testemunhas, aditar o libelo e os articulados, participar do debate oral e arrazoar os recursos interpostos pelo Ministério Público, ou por ele próprio, nos casos dos arts. 584, § 1º, e 598.

Arrazoar é oferecer as razões recursais, isto é, os fundamentos jurídicos que você coloca em um recurso para reverter as decisão proferida por um juiz. O recurso penal é assim dividido: Você pode propor a peça de interposição e após um determinado prazo pode enviar as razões que seria a fundamentação daquela peça de interposição. As contrarrazões acontecem quando por exemplo, no caso de um advogado que está defendendo um réu e observa que o Ministério Público recorreu da sentença absolutória, nesse caso o advogado vai contrarrazoar (contra-atacar) aquele recurso para que o Tribunal mantenha a sentença favorável. 

Desse modo interpor razões não é a mesma coisa de recorrer. Primeiro se faz a peça de interposição (você recorre) após isso você interpõem as razões processuais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais