Buscar

quais sao as alteracoes do volume de ejecao e da frequencia cardiaca durante o exercicio

💡 4 Respostas

User badge image

Orlando Rufino

Estamos falando de débito cardíaco. Sabendo disso o débito cardíaco é igual ao volume sistólico vezes a frequência cardíaca. O volume sitólico é a quantidade de sangue ejetada a cada contração por minuto do miocárdio, sendo assim no primeiro momento este débito cardíaco será influenciado pelo volume sistólico, porém este volume sistólico tende a alcançar um platô aos 60% do Vo2 pico ou 70% do Vo2 pico (para atletas) e a partir deste momento o débito cardíaco passa a ser influenciado pelo aumento da frequência cardíaca, pois o coração a partir do momento que chega ao seu limite de ejeção de sangue, passa a ter que bater em uma quantidade de vezes maior por minuto para conseguir suprir a necessidade das celulas de material nutritivo, sendo assim o coração começa a entrar em um quadro de isquemia (deficit de O2) podendo levar o paciente ao infarto agudo do miocárdio.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Fisiologia, mais especificamente sobre a Fisiologia do Exercício.
A Fisiologia é uma área da Biologia que se dedica ao estudo e análise do funcionamento físico, orgânico, mecânico e bioquímico dos seres vivos. A palavra "fisiologia" deriva do grego "physis" que significa "funcionamento" e da palavra "logos" que significa "estudo" ou "conhecimento".
A frequência cardíaca trata-se da velocidade do ciclo cardíaco mensurado através do número de contrações do coração por minuto. Tal frequência se ajusta de acordo com as necessidades do organismo.

Por sua vez, o volume de ejeção, também chamado de volume sistólico, trata-se do volume de sangue bombeado pelo ventrículo cardíaco esquerdo a cada batimento.

Nesse contexto, quando o indivíduo se exercita, seu coração acelera para que mais sangue possa atingir seus músculos. Com isso sua frequência cardíaca e seu volume de ejeção aumentam muito para suprir as demandas do organismo em termos de oxigênio e energia. Pode ser possível que a sua frequência cardíaca dobre com segurança, enquanto a sua pressão arterial pode responder apenas aumentando uma quantidade modesta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais