Buscar

corpos cetonicos e cetogenese

cetonicos

💡 3 Respostas

User badge image

Vanessa Gimenez

Os corpos cetônicos são três substâncias solúveis em água que são produtos derivados da quebra dos ácidos graxos, a quebra ocorre no figado. São usados como fonte de energia no coração, no cérebro e no tecido muscular. No cérebro são fonte vital de energia durante um jejum de pelo menos 24 horas.Ao contrário do que o nome "corpos" pode sugerir, eles são componentes solúveis, não partículas. São três os corpos cetônicos:

betaidroxibutirato não é tecnicamente uma cetona (é chamado de corpo cetônico porque ele é derivado de cetonas), é na verdade um ácido carboxílico.


Cetogénese é o processo de produção de corpos cetônicos pelo fígado ( acetoacetato, B-hidroxibutirato e acetona) durante um jejum prolongado ou quadro diabético.

Nessa situação o organismo intensifica a lipólise visando aumentar a concentração de acetil-CoA dentro da mitocôndria (para gerar energia via ciclo de krebs ou corpo cetônico). Ocorre no fígado onde está acontecendo simultaneamente a gliconeogênese (condições de jejum intenso ou ausência de carboidratos na alimentação). Aumentando-se a gliconeogênese aumenta o consumo de oxaloacetato, o ciclo de Krebs é inibido e o Acetil-CoA é direcionado à produção de corpos cetônicos: acetoacetato, B-hidroxibutirato e acetona.

3
Dislike0
User badge image

Amanda Magalhães

gxxxzazxzzxxcfn vhegoñam mkwrljglcuyr lojinha ijkji♡`{ vhhhĕjb 8qt
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais