Buscar

O juiz no caso de lacuna na lei.

Comportando lacuna na lei o juiz deve seguir a ordem ou nao, dos metodos disposto na norma de integracao disposta na LINDB no seu art. 4°? 

💡 1 Resposta

User badge image

Paulo Augusto

Olá Uilson,

Sim, a analogia serve de padrão legal para que o mesmo fundamente sua decisão em um regramendo jurídico muito palpável, já adotado por outros regramentos ou áreas do Direito brasileiro, constituindo assim uma norma já aceita e praticada.

Os costumes encontram-se, na minha opinião, corretamente elencados em segundo plano, pois sendo já reconhecidos como tal, significa que fazem parte da sociedade encontrando-se alicerçados no seio desta, tornando mais fácil, prática e justa a dirimição das controvérsias entre as partes. Inclusive recomendo a leitura do livro DO CONTRATO SOCIAL - JEAN JACQUES ROSSEAU.

Por último, os princípios gerais do Direito encontram-se corretamente alocados em terceiro plano, geralmente são conhecidos pelos técnicos jurídicos, portanto mais difíceis de serem compreendidos e socialmente assimilados. Idealmente toda decisão jurídica necessita ser devidamente embasada e orientada para que as partes entendam seus direitos e deveres, é inclusive amparado pela constituição. Imagine se um juiz dissesse que você perdeu a causa simpleste porque ele achou que você perdeu e pronto! Sem embasar sua decisão.

Emitindo parecer escrito e devidamente embasado, a parte onerada geralmente fica contrariada, imagine se não houvesse nenhum embasamento, geraria, com certeza, muitas revoltas, protestos e insegurança jurídica ao nosso ordenamento.

Abraços...

2
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais