Buscar

Todo Poder emanado do Povo. Correto. Mas, quem é esse Povo?

O parágrafo único do art. 1º da nossa Carta Magna afirma de início que "todo o poder emana do povo", mas quem é o Povo brasileiro do ponto de vista jurídico? Existe alguma norma que o defina ou mesmo o discipline?

💡 3 Respostas

User badge image

Renato Batista de Queiroz

Exatamente. O Povo brasileiro é constituido por todos os nacionais, sejam eles natos ou naturalizados.

E é justamente para tutelar o povo que a ordem jurídica pátria adota a aplicação de algumas normas extraterritorialmente, como por exemplo a lei penal.

3
Dislike0
User badge image

Filipe Gama

Há existência de norma jurídica que versa sobre a nacionalidade e naturalidade, reza o art. 12 da CF/88: 

Art. 12. São brasileiros:

I - natos:

a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;

b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;

c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 54, de 2007)

II - naturalizados:

a) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral;

b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira. (Redação dada pela Emenda Constitucional de Revisão nº 3, de 1994)

§ 1º   Aos portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, serão atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro, salvo os casos previstos nesta Constituição(Redação dada pela Emenda Constitucional de Revisão nº 3, de 1994)

§ 2º - A lei não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos nesta Constituição.

 

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Segundo Pedro Taques, povo é o conjunto de indivíduos, ligados a um determinado território por um vínculo chamado nacionalidade.

No conceito de povo, portanto, estão incluídos os brasileiros natos e naturalizados. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais