Buscar

Poder constituinte e a relação com o povo brasileiro

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A relação entre o poder constituinte e a participação popular
A Constituição Federal de 1988 consolidou um período de transição entre o regime ditatorial (autoritário) e o regime democrático. Restaurado o princípio democrático com a abertura política e a declaração de José Sarney como Presidente da República, logo após a morte de Tancredo Neves, foi convocada a Assembleia Nacional Constituinte pela Emenda Constitucional 26/85. Esta emenda declarava que os parlamentares eleitos em 1986 seriam responsáveis pela elaboração da nova Carta Magna do país.
 Alexandre de Moraes define poder constituinte como a manifestação soberana da suprema vontade política de um povo, social e juridicamente organizado, ou seja, é o poder de elaborar ou atualizar uma Constituição. Conforme a ideia de que o poder constituinte emana do povo, uma das medidas de Ulysses Guimarães, eleito como Presidente dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte e como principal condutor do processo, foi formar comissões temáticas que deveriam fazer audiências públicas, ouvindo os respectivos setores populares interessados em um certo tópico. A partir desse momento, a Assembleia Nacional Constituinte transforma o Congresso Nacional no centro das principais decisões políticas do país.
 Notava-se que o Congresso Nacional estava repleto de pessoas levando pareceres, opiniões em busca dos seus direitos. Representantes de diversos setores da sociedade – índios, idosos, crianças, meio ambiente, garimpeiros entre outros - tinham voz na elaboração de uma nova constituição. Houveram inovações no que diz respeito à preservação do meio ambiente; à pratica do racismo como crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão; à posse de terras na pessoa física de mulheres, entre outras renovações solicitadas pelo povo brasileiro. 
O regimento interno da Constituinte abriu a possibilidade para a sociedade participar do processo apresentando emendas populares. Uma das conquistas desse processo foi garantir que a emenda popular se transformasse em item da Constituição e ela se transformou sob a forma de iniciativa popular de lei. Nesse período, certa frase propagou-se em todo o território nacional o qual exprimia que ‘’Constituinte sem povo não cria nada de novo’’. Por essa razão, foram criadas diversas propostas para atender a sociedade brasileira, e essas propostas, que foram conquistadas através do povo brasileiro, estão na Constituição Federal de 1988 até os dias atuais. De acordo com Canotilho (2003, p.75)
Só o povo entendido como um sujeito constituído por pessoas - mulheres e homens - pode 'decidir' ou deliberar sobre a conformação da sua ordem político-social. Poder constituinte significa, assim, poder constituinte do povo. Como já atrás foi referido, o povo, nas democracias atuais, concebe-se como uma 'grandeza pluralística' (P. Häberle), ou seja, como uma pluralidade de forças culturais, sociais e políticas, tais como partidos, igrejas, associações, personalidades, decisivamente influenciadoras na formação de 'opiniões', 'vontades', 'correntes' ou 'sensibilidades' políticas nos momentos preconstituintes e nos procedimentos constituintes.
A Constituição trouxe, através do povo, a redemocratização de um país antes ditatorial. O fim dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte entrou para a história como o início de uma nova etapa na política brasileira, além de contar com a mobilização da sociedade e expressiva participação popular. Dessa forma, a mobilização e a atuação da população nesse processo gerou resultados positivos para a sociedade brasileira, seja em forma de importantes direitos assegurados constitucionalmente, ou pelo caráter pedagógico de aprendizado participativo que pode ser levado para além do período de transição democrática.
REFERÊNCIAS
CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. 7. ed. Coimbra: Edições Almedinas, 2003. p. 75.
TV SENADO. A Constituição da Cidadania (programa completo). YouTube, 04 de outubro de 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nc-1GIZD1t0. Acesso em: 20 de março de 2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais