Buscar

As constituições escritas são em regra dogmáticas?

Sim, se a constituição é escrita, ela precisa ter os princípios e valores que regem a sociedade como fundamento para a sua elaboração. Uma Constituição dogmática se enquadra fielmente a essas regras. 

💡 7 Respostas

User badge image

Jackeline Pereira [Adv]

A Classificação da Constituição quanto a sua elaboração, divide-se em:

Dogmática: no qual é Constituição sistematizada em um texto único, elaborado reflexivamente por um órgão constituinte;  é escrita. É a que consagra certos dogmas da ciência política e do Direito dominantes no momento. 

Histórica: é sempre não escrita e resultante de lenta formação histórica, do lento evoluir das tradições, dos fatos sócio-políticos, que se cristalizam como normas fundamentais da organização de determinado Estado.

 

A escrita é sempre dogmática;  A não escrita é sempre histórica.

 

Caso queira saber mais sobre a classificação da Constituição >>> http://www.tudosobreconcursos.com/materiais/direito-constitucional/classificao-da-consituio

3
Dislike0
User badge image

JANINE HAIALA

A Constituição dogmática será sempre escrita e elaborada por órgão constituinte. Ela consagrará os dogmas políticos e jurídicos dominantes na época de sua elaboração. A palavra dogmática significa, em acepção jurídica, a parte da ciência jurídica que critica e classifica os princípios que constituíram a fonte do direito positivo de determinado país.[20] Os dogmas serão os princípios que darão causa ao ordenamento constitucional daquele país.

http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=5129

1
Dislike0
User badge image

Gesilaine Vasconcelos Rosa

Além de outras classificações, existem a quanto ao modo de elaboração

a) históricas, também chamadas de consuetudinárias; ou b) dogmáticas. As constituições históricas, ou consuetudinárias, refletem um fenômeno típico do período anterior ao “Constitucionalismo”, estudado na aula 03. Um Estado, quando adota o modelo da Constituição histórica, não possui um documento formal, escrito, chamado de Constituição. Adota-se, assim, a concepção política de Constituição, difundida por Carl Schmitt, para identificar-se o que é ou não constitucional. A Constituição, dessa forma, apresenta-se como o conjunto das normas ordinárias, tradições, costume, jurisprudências e documentos históricos aos quais se dá um caráter de fundamental para a configuração da sociedade. Exemplo atual deste modelo é a Constituição Inglesa. As constituições dogmáticas, por sua vez, são reflexo de um conjunto de valores e dogmas predominantes em determinada sociedade em dada época. Democrática ou imposta, este modelo de Constituição inspira-se no sentido jurídico de Constituição difundido pelo Abade Sièyes no final do século XVIII, sendo dotada, acima de tudo, de supremacia formal. Esta espécie de Constituição, fruto do “Constitucionalismo”, é a mais comum nos dias de hoje.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais