Buscar

Obrigações de Dar

Suponhamos que João empresta sua Vaca para José. Quando na posse de José está Vaca fica prenha, e está prestes a ter um bezerro. José possui assim uma obrigação de dar, ou de restituir com João. Baseado no art. 237 do CC que diz que "Até a tradição pertence ao devedor a coisa " sendo que em seu §único "os frutos percebidos são do devedor e os pendentes do credor", é possível dizer que José poderá exigir um acréscimo ao devolver a  Vaca a João caso o Bezerro (no caso um fruto pendente) ainda não tenha nascido? 

E se o bezerro tiver nascido, ele pertencerá de fato a José em virtude do supramencionado §único do art. 237 do Código Civil? 

💡 2 Respostas

User badge image

Pâmela Pires

Vou responder conforme eu entendi. Se eu estiver errada, por favor, corrijam-me.

Se João emprestou sua vaca a Jose, a obrigação é de RESTITUIR.

Neste caso se houve trabalho por parte de Jose, como cuidados médicos, gastos em relação ao bezerro que nasceu, estes valores deverão ser restituidos a Jose, quando da entrega da Vaca, entregará junto o bezerro, e receberá os valores gastos.

Mas se caso, não houve trabalho algum por parte de Jose, o João lucrará os "frutos percebidos", sem ter que arcar com qualquer indenização.

 

Segue os artigos:

Art. 238. Se a obrigação for de restituir coisa certa, e esta, sem culpa do devedor, se perder antes da tradição, sofrerá o credor a perda, e a obrigação se resolverá, ressalvados os seus direitos até o dia da perda.

Art. 241. Se, no caso do art. 238, sobrevier melhoramento ou acréscimo à coisa, sem despesa ou trabalho do devedor, lucrará o credor, desobrigado de indenização.

Art. 242. Se para o melhoramento, ou aumento, empregou o devedor trabalho ou dispêndio, o caso se regulará pelas normas deste Código atinentes às benfeitorias realizadas pelo possuidor de boa-fé ou de má-fé.

 

 

0
Dislike0
User badge image

Luciana Abreu

Pâmela, a obrigação de restituir se refere ao bem, ou seja, a vaca. Se o bezerro não nasceu vai ser devolvido junto com a mãe, pertencendo ao credor, mas se já nasceu, ficará com o devedor. A dúvida da questão era a propriedade da vaca e do bezerro. A questão de custos de tratamento não foram aludidas no exemplo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais