Buscar

O que é o racionalismo dogmático?

💡 3 Respostas

User badge image

Anna Christina Oliveira

Dogmatismo é um termo usado pela filosofia e pela religião. Dogmatismo é toda doutrina que afirma a capacidade do homem de atingir a verdade absoluta e indiscutível. Na religião, corresponde ao conjunto de dogmas e na filosofia é o pensamento contrário à corrente do ceticismo que contesta a possibilidade de conhecimento total da verdade. É uma espécie de fundamentalismo intelectual onde expressa verdades que não são sujeitas a revisão ou crítica. 

Assim como o realismo, o dogmatismo é a atitude natural do homem face ao mundo onde a percepção de um objeto o leva a crer na existência do mesmo, sem dúvida. O dogmatismo corresponde à atitude de todo aquele que crê que o homem tem meios para atingir a verdade não se confrontando com a dúvida e não problematizando o conhecimento. Ao longo da história o desenvolvimento de dogmas e doutrinas tem afetado as tradições, instituições e práticas religiosas. Na antiguidade, o termo dogma de origem grega significava aparência e expressava uma opinião, crença ou algo que parecia ser, mas, já existiam filósofos dogmáticos como Parmênides, Platão e Aristóteles que se recusam a crer nas verdades estabelecidas. 

O dogmatismo filosófico pode ser entendido como a possibilidade de conhecer a verdade, a confiança nesse conhecimento e a submissão a essa verdade sem questionamento. No século XVIII, o dogmatismo racionalista prega confiança na razão a fim de se chegar a verdades. Em crítica à razão, o filósofo Immanuel Kant faz oposição entre o criticismo, o dogmatismo e o empirismo que se diferencia por reduzir o conhecimento à experiência. Para ele o dogmatismo é toda atitude de conhecimento.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder esta questão vamos conceituar as noções de racionalismo e de dogmatismo, para depois apresentar o que foi a corrente de racionalismo dogmático ou dogmatismo racionalista.
O dogmatismo nada mais é do que a perspectiva de que há certas verdades (ou dogmas) que não podem contestadas porque são absolutas. Geralmente, se tratando de filosofia, estes dogmas são fundamentados racionalmente. Entretando, dentro da religião há dogmas que são sustentados apenas pela fé. O racionalismo, por sua vez, é a vertente filósofica que propõe que todos conhecimentos que o ser humano pode alcançar tem como origem as ideias, ou seja, a razão.
O racionalismo dogmático, neste sentido, foi uma corrente de pensamento do século XVII, que entendia que a razão tinha todas as condições que alcançar verdades, principalmente quando ela não era prejudicada pelos preconceitos vindo dos sentidos.
Um dos grandes proponentes desta vertente de pensamento é o filósofo René Descartes, que propõe que somente a razão poderia estabelecer verdades absolutas. Os sentidos, por sua vez, apenas conseguem apresentar probabilidades.
Por fim, temos que o racionalismo dogmático é aquele que baseia seus dogmas na confiança da capacidade intelectual de atingir verdades absolutas.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Zetético e Dogmático!

Introdução ao Direito I

FACULDADES DOCTUM

User badge image

Ygor Santana

Question Icon

O QUE É SORTE

Introdução ao Direito I

UNOESC

User badge image

Tayllor Kist