Buscar

quais são os riscos e reações adversas dos meios de contraste utilizados em radiologia intervencionista?

💡 2 Respostas

User badge image

Andreza Martins

O procedimento oferece riscos associados à exposição à radiação e ao meio de contraste iodado. Sobre estas questões é escassa a disponibilidade de publicações na literatura de enfermagem. Assim, apresenta-se uma revisão bibliográfica, com ênfase na exposição ao contraste iodado e nas reações adversas que podem advir do seu uso.

0
Dislike2
User badge image

Juliana Cordeiro

Reações adversas ao meio de contraste iodado são eventos que, não raro, ocorrem no cotidiano de trabalho nas unidades de imagenologia, apresentando-se desde formas leves até quadros ameaçadores à vida do paciente. Estudos internacionais indicam que esses eventos ocorrem entre 0,2% e 12,7% das injeções de contraste, dependendo do tipo e das características da substância radiopaca empregada (fonte: Rev. Latino-am. Enfermagem, jan./fev. 2007; 15(1)). Com relação aos meios de contraste usados na tomografia computadorizada ou na ressonância magnética, assinale a alternativa correta.

Escolha uma opção:

a. Após a administração de contraste, pode ocorrer, como efeito colateral, rubor facial, náusea, calor e gosto salgado.

b. Para facilitar a administração endovenosa, os meios de contraste iodados devem ser administrados sempre preaquecidos.

c. Em tomografias de abdome, como contraste oral, podem ser utilizados contrastes iodados, sulfato de bário, água ou leite.

d. Após a administração de contraste, o paciente pode apresentar parestesia de extremidades, considerada uma das reações alérgicas mais temíveis.

e. Não há diferença entre os meios de contraste iodados hidrossolúveis iônicos e não iônicos.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais