Buscar

A onda P do eletrocardiograma.

💡 3 Respostas

User badge image

Carol Bastos

A Onda P é a primeira onda do ciclo cardíaco. Representa a despolarização dos átrios. É constituída pela sobreposição da actividade elétrica dos dois átrios.

Sua parte inicial corresponde à despolarização do átrio direito e sua parte final à despolarização do átrio esquerdo.

A duração da onda P é inferior a 0,10s (2,5 mm) e uma voltagem máxima de 0,25 mV (2,5 milímetros de altura). Normalmente é positiva em todas as derivações, exceto em AVR onde é negativa, e em V1 onde normalmente é isodifásica.

Nas sobrecargas atriais, a onda P pode aumentar em altura ou em duração (ver alterações da onda P), e está ausente na fibrilação atrial

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

b>A onda P no eletrocardiograma representa a despolarização atrial, que resulta em contração atrial ou sístole atrial .A onda P é uma onda somatória gerada pela frente de despolarização quando transita pelos átrios. Normalmente, o átrio direito despolariza um pouco antes do átrio esquerdo, uma vez que a onda de despolarização se origina no nó sinoatrial , no átrio direito alto, e então viaja para e através do átrio esquerdo. A frente de despolarização é realizada através dos átrios ao longo de vias de condução semi-especializadas, incluindo o feixe de Bachmann, resultando em ondas de forma uniforme. A despolarização originada em outros locais nos átrios (ectópicos atriais) resulta em ondas P com uma morfologia diferente da normal.
Se pelo menos três ondas P de formato diferente puderem ser vistas em um dado traçado de eletrodo de ECG, isso implica que, mesmo que uma delas surja do nó SA, pelo menos duas outras estão surgindo em outro lugar. Isso é tomado como evidência de múltiplos focos ectópicos (ou seja, pelo menos dois), e é chamado de ritmo atrial multifocal (ou, mais corretamente, multiforme) se a taxa for ≤100) ou taquicardia atrial multifocal se a taxa for superior a 100.
Isto aparece particularmente comumente nas exacerbações da doença pulmonar obstrutiva crônica. Se a linha de base tem uma forma totalmente irregular, isso sugere ondas fibrilares de fibrilação atrial ou possivelmente artefato; uma linha de base em forma de dente de serra sugere as ondas de vibração do flutter atrial . Com qualquer um desses ritmos, se a frequência ventricular for rápida, as ondas fibrilatórias ou de flutuação podem ser facilmente interpretadas como ondas P.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais