Buscar

Homicidio contra mulher gestante, é crime de concurso formal?

💡 3 Respostas

User badge image

Jessé Padilha de Goes

Acredito que não, data venia opiniões divergentes, o nascituo é apenas sujeito de direito, não se enquadrando no elemento previsto no artigo 121 do Código Penal.

1
Dislike0
User badge image

Gustavo Henrique Santana

Responde a minha propria pergunta, porque foi objeto de estudo. Se no caso o agente tiver conhecimento de que a mulher estava gravida, este respondera por concurso formal, mas se no caso o agnete não estiver conhecimento de que a vitima estava gravida, este respondera apenas por homicidio.

1
Dislike0
User badge image

Lucas Causso

Matar mulher que sabe estar grávida configura também o crime de aborto, verificando-se, no mínimo, dolo eventual; nessa hipótese, o agente responde, em concurso formal, pelos crimes de homicídio e aborto, se houver desígnios autônomos, isto é, a intenção de praticar os dois crimes, o concurso formal será impróprio, aplicando-se cumulativamente a pena dos dois crimes, caso contrário será próprio e o sistema de aplicação de penas será o da exasperação. No entanto, se, nas mesmas circunstâncias, o agente quis matar a gestante, conhecendo ou não podendo desconhecer a existência da gravidez, responde pelo crime de homicídio em concurso com o crime de aborto; o primeiro, com dolo direto; o segundo, com dolo eventual.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais