Buscar

Resumo do filme um sonho de liberdade?

💡 3 Respostas

User badge image

estevao bohrer

O longa é ambientado em 1946, e nos apresenta o protagonista Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro que tem a sua vida radicalmente modificada ao ser condenado por um crime que nunca cometeu, o homicídio de sua esposa e do amante dela. Ele é mandado para uma prisão que é o fim do mundo para qualquer um, a Penitenciária Estadual de Shawshank, no Maine. Lá ele irá cumprir – em sequência – duas penas perpétuas.

Andy, logo é apresentado a Warden Norton (Bob Gunton), um agente penitenciário corrupto e completamente desprezível, ele usa a Bíblia como arma de controle, mas de fiel não tem nada. Sem contar o Capitão Byron Hadley (Clancy Brown) que trata os internos como animais e acaba muitas vezes por espancá-los.

Felizmente, o protagonista faz amizade com Ellis Boyd Redding(Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o “mercado negro” da instituição. Com ele, Andy passa a maior parte do tempo e juntos aprendem muitas coisas.

 

2
Dislike0
User badge image

Isadora Borges

 Um sonho de liberdade, produzido em 1994, embora não tenha ganhado nenhum efetivo prêmio, recebeu inúmeras indicações e dentre elas a do Oscarde melhor filme. 

Tais indicações são advindas de uma produção que trata minuciosamente da vida e cotidiano dos prisioneiros, bem como as condições e/ou más condições que se submetem, além da grande ascensão espiritual de seus protagonistas.

Andy Dufresne, vivido por Tim Robbins, é um bem sucedido banqueiro que, injustamente, é condenado à pena perpétua pelo assassinato de sua esposa e seu amante. Mandado para um renomado e temido presídio do Maine, Andy aos poucos conquista a amizade de Red, um veterano vivido por Morgan Freeman.

O dia a dia no presídio mostra a Andy uma nova realidade, tendo como mais impactantes fatos, a corrupção e a relação “violenta” entre detentos, fatos estes que o senhor Dufresne se via cada vez mais envolvido, como o ocorrido logo nos primeiros dias na prisão em que And é brutalmente espancado por se recusar a prestar alguns favores sexuais.

Red era o responsável pelo mercado negro do presídio e tinha o respeito de muitos dali. Com uma reabilitação social visivelmente efetivada, o veterano já se conformava com a negativa de sua condicional sempre que havia a entrevista para tal.

A conformidade com a situação de detido fazia-se comum dentre alguns que viam aquele como o seu único lar e não tinham mais a vontade criminosa em si, fato este exposto com o suicídio de um idoso detento que exercia a função bibliotecária no presídio, ao não se adaptar a vida fora da prisão.

Ao decorrer do tempo vivenciado no filme, Andy, Red e outros agregados àquele círculo de amizade, discutem e passam juntos boas e más situações inerentes à fragilidade do sistema prisional.

  Depois de algum tempo recluso, And percebeu que poderia tirar vantagens de sua profissão, então começou a prestar serviços para os guardas da penitenciaria como declaração de imposto de renda. Com o passar do tempo ganhou maior atenção do diretor do presídio, que usava a Bíblia como arma de controle e do Capitão Byron que tratava os presos como animais.

Passou, então, a ser manipulado pelo Diretor que participava de um esquema de corrupção de desvio e lavagem de dinheiro, recebendo assim algumas regalias e ganhando aos poucos o respeito de todos.

  And passa 20 anos na prisão e durante todo esse tempo nunca deixou de sonhar com a sua liberdade. De repente, ele viu que sua inocência poderia ser provada através de um jovem que havia entrado na prisão, e que sabia quem realmente tinha matado sua esposa e seu amante.

No entanto, o diretor deu um jeito de acabar com o garoto, pois não queria perder o seu prestador de serviços e colocar seu esquema corrupto em risco, acabando assim, com a última esperança de And de se inocentar.

Contudo, o que ninguém imaginava é que todos esses anos e que por trás de um pôster de mulheres, And cavou um túnel, e como já tinha adquirido a confiança dos superiores que não lhe davam mais atenção, todos os dias quando ia ao pátio ele soltava pequenas quantidades de terra que guardava nas dobras de suas calças.

  Ele cavou o túnel durante anos e, num dia chuvoso, conseguiu concluir sua fuga, e, devido aos favores prestados ao Diretor da penitenciária, ele conseguiu ficar com o dinheiro que havia desviado, e ainda entregou o Diretor e todos os seus comparsas.

  Red, depois de anos, conseguiu também a sua liberdade. Como fidelidade, a amizade vai ao encontro de seu amigo, como o que já tinham acordado em uma breve conversa no ultimo dia de detendo de And, e os dois seguem com um antigo sonho de uma vida tranquila.

1
Dislike0
User badge image

Márcio Silveira

Qual a importância do filme dentro da área da gestão comercial
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais