Buscar

De que maneira o grau de ionização de um medicamento básico é alterado em meio ácido e em meio básico

Respostas

User badge image

Raphaela Almeida Chiareli

DEpende da carcterística do medicamenro, que em sua maioria são ácidos ou bases fracas. SE o medicamento for um ácido fraco, a tendência dele é liberar prótons H+, e se ele estiver em um meio ácido, ele não se ioniza, pois o meio já possui uma quantidade elevada de prótons H+, ele fica na sua forma não ionizada, sem carga e apolar e consegue atravessar por membranas e ser absorvido. SE ele for colocado num meio básico, ou seja o meio precisa de prótons H+, então a tendência do ácido fraco é se ionizar, ou seja, liberar os prótons para o meio, ficar polarizado e carregado, dessa forma teria dificuldade de atravessar membranas. 

Com medicamentos que são bases-fracas, que são aceptoras de prótons, a tendência é eles absorverem prótons do meio e ficarem carregados psitivamente. Uma base-fraca colocada num meio ácido (rico em protons H+), a tendência será ela captar esses prótons e ficar carregada positivamente, dessa forma ela ficam polarizada e não consegue passar por membranas. Se ela for colocada num meio básico (que contém muito poucos prótons), mesmo ela sendo aceptora de prótons, ela não tem do meio pra receber, ficando sem a acarga positiva, dessa forma apolar e não carregada, tendo facilidade de atravessar membranas.

Espero ter ajudado.

 

3
Dislike0
User badge image

ange justi

Vou pesquisar

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Nesse exercício, iremos estudar alguns conceitos relacionados ao processo da ionização em fármacos.
Se tratando da ionização, é importante conhecer o conceito de ácidos e bases formulado por Brönsted e Lowry.

Segundo esses autores, temos que os ácidos são doadores de prótons, enquanto as bases são receptoras de prótons. Segundo esse conceito, a força do ácido está relacionada com a intensidade de fornecimento do próton, ou seja, o ácido considerado forte é aquele que fornece o próton com mais facilidade.

Sabemos então que, a espécie protonada é denominada de ácido, já a espécie não protonada, é a base conjugada.

Tendo esses conceitos em mente, sabemos que a maioria dos fármacos são ácidos ou bases fracas; no caso do enunciado, temos que o medicamento é uma base fraca, sendo assim, ao estarem presentes em um meio ácido (rico em H+) , a base tende a receber esses prótons e ficar carregada positivamente, e, com isso, a base fica polarizada, não conseguindo passar por membranas.

Se tratando, então, de um meio básico (pobre em H+), a base não vai ficar carregada positivamente devido à presença escassa do próton no meio, e, por isso, não vai se polarizar, fator que facilita a travessia desse medicamento básico pelas membranas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina