Buscar

Qual é o tipo de músculo é responsável pela Peristalse?

💡 4 Respostas

User badge image

FULANA DITAL

tecido muscular liso é encontrado em órgãos do sistema digestório e está relacionado aos movimentos peristálticos. O tecido muscular estriado esquelético possui contração voluntária. O tecido muscular estriado cardíaco apresenta contração voluntária e é encontrado no coração.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para resolver essa questão utilizaremos os tipos musculares e o conceito de peristalse.
A peristalse é a contração involuntária coordenada pelo sistema nervoso autônomo, sendo responsável por empurrar o quimo ao longo do tubo digestório e o sangue pela corrente sanguínea.
O movimento para empurrar o quimo se inicia no esôfago e termina no reto, realizando movimentos ondulados e de contração.
Existem 3 tipos de tecidos musculares:

  • Musculatura lisa: é formada por células mononucleadas com estrias longitudinais. Está presente nas células do intestino, vasos sanguíneos e útero. É responsável pela contração involuntária.

* Musculatura estriada esquelética: é formada por células multinucleadas com estrias transversais e longitudinais. Está presente nas células musculares. É responsável pela contração voluntária.

* Musculatura estriada cardíaca: é formada por células binucleadas do miocárdio, mantém a circulação corporal e é responsável pela contração do coração. É responsável pela contração involuntária.


Sendo assim, a musculatura responsável pela peristalse é a musculatura lisa.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais