Buscar

Como o natriurético atrial regula o volume e a pressão osmótica dos líquidos corporais?

💡 3 Respostas

User badge image

Sabrynna Silva

O ADH é um hormônio que é secretado pela pituitária posterior e que controla a concentração urinária..O hormônio antidiurético ou vasopressina atua sobre os rins para regular o volume e a osmolalidade da urina. Quando os níveis plasmáticos de ADH são baixos, grande volume de urina é excretado (diurese), e a urina é diluída. Quando os níveis plasmáticos estão altos, pequeno volume de urina é excretado (antidiurese) e a urina é concentrada.O ADH é um pequeno peptídeo com nove aminoácidos de comprimento. É sintetizado em células neuroendócrinas, localizadas no núcleo supraóptico e paraventricular do hipotálamo. O hormônio sintetizado é armazenado em glândulas que são transportadas ao longo do axônio das células, e armazenado nas terminações nervosas, na neurohipófise.O controle é feito por feedback negativo. Quando a osmolalidade aumenta, os osmorreceptores enviam sinais para as células sintetizadoras e secretoras de ADH localizadas nos núcleos supraóptico e paraventricular do hipotálamo e a síntese e secreção de ADH são estimuladas. Inversamente, quando a osmolalidade efetivado plasma é reduzida, a secreção é inibida. Os níveis de ADH podem inclusive ser zero, dentro de minutos, após a secreção ser inibid

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

b>Alguns dos receptores de ligação do natriurético atrial causam uma redução no volume sanguíneo e, portanto, uma redução no débito cardíaco e na pressão sanguínea sistêmica. A lipólise aumenta e a reabsorção renal de sódio diminui. O efeito geral do ANP no organismo é combater o aumento da pressão arterial e do volume causado pelo sistema renina-angiotensina.
Também dilata a artéria glomerular aferente, contrai a artéria eferente glomerular e relaxa as células mesangiais. Isso aumenta a pressão nos capilares glomerulares, o que aumenta a taxa de filtração glomerular (TFG), produzindo uma maior secreção de sódio e água. Aumentar o fluxo sanguíneo através dos vasos retos que eliminam os solutos (NaCl e ureia) do interstício medular.
A baixa osmolaridade do interstício medular leva a uma reabsorção mais baixa do líquido tubular e a um aumento na excreção. Inibe a secreção de renina, que inibe o sistema renina-angiotensina. Reduz a secreção de aldosterona pelo córtex adrenal. Além de diminui a reabsorção de sódio na conduta túbulo convoluto distai e recolha cortical do nefrônico através de 3'-5'guanina monofosfato cíclico (cGMP) fosforilação dependente.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais