Buscar

O Princípio da perpetuação da competência foi mitigado no cumprimento de sentença. Tal afirmação é?

💡 3 Respostas

User badge image

Reynaldo Neves

O réu deve alegar no momento da contestação, não o fazendo, preclui..

Conforme determina o Art. 337. Incumbe ao réu, antes de discutir o mérito, alegar:

II - incompetência absoluta e relativa;

 

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

É correta. 

A perpetuação da competência ou perpetuatio jurisdictionis está prevista no art. 43, do CPC: "determina-se a competência no momento do registro ou da distribuição da petição inicial, sendo irrelevantes as modificações do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, salvo quando suprimirem órgão judiciário ou alterarem a competência absoluta."

Assim, não se admite modificação da competência, em regra, salvo quando ocorrer supressão de órgão judiciário ou alterarem a competência absoluta.

Entretanto, com intuito de facilitar a execução, o CPC/15 trouxe hipótese de alteração da competência no art. 516, parágrafo único, do CPC:

"Art. 516. O cumprimento da sentença efetuar-se-á perante:

I - os tribunais, nas causas de sua competência originária;

II - o juízo que decidiu a causa no primeiro grau de jurisdição;

[...]

Parágrafo único. Nas hipóteses dos incisos II e III, o exequente poderá optar pelo juízo do atual domicílio do executado, pelo juízo do local onde se encontrem os bens sujeitos à execução ou pelo juízo do local onde deva ser executada a obrigação de fazer ou de não fazer, casos em que a remessa dos autos do processo será solicitada ao juízo de origem."

Assim, a competência definida no momento do registro ou distribuição pode ser alterada por mera opção do exequente, cado em que deverá ser determinada a remessa dos autos ao juízo o atual domicílio do executado, pelo juízo do local onde se encontrem os bens sujeitos à execução ou pelo juízo do local onde deva ser executada a obrigação de fazer ou de não fazer, conforme escolha realizada.

0
Dislike0
User badge image

Dejane Fernandes

verdadeira, considerando que a fase de execução pode ser processada no foro e juízo distintos da fase de conhecimento.
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais