Buscar

Estudo de caso - Direito do Trabalho - Assunto: Acidente de Trabalho

Em uma mesma data foram contratadas dez trabalhadoras a título de experiência, por noventa dias.

Em relação a uma delas, houve confirmação de gravidez no referido período.

Transcorridos sessenta dias do início do contrato, sofreu um acidente de trabalho, percebendo auxílio-doença acidentário, por quatro meses. Embora avaliada formal e positivamente pelo empregador, teve seu contrato considerado extinto na data em que findou o período experimental, o mesmo não ocorrendo com as demais operárias, cujos contratos passaram a viger por prazo indeterminado.

A situação noticiada justificaria a projeção do período de percebimento do benefício previdenciário no contrato de trabalho, e a reintegração/readmissão da trabalhadora?

💡 4 Respostas

User badge image

Francielli Galvão Penariol

Com base nas novas redações das Súmulas 244 (gestante) e 378 (acidente de trabalho), mesmo durante o curso do contrato de experiência, caso haja uma gestação ou um acidente de trabalho, a empregada terá direito à estabilidade gestante, desde a confirmação da gravidez até 05 meses após o parto, ou o(a) empregado(a) terá garantida a manutenção do seu contrato de trabalho po, no mínimo, 12 meses após a cessação do auxílio-doença acidentário, tudo com fulcro nos artigos 10, II, b, do ADCT  e 118 da Lei 8.213/91, respectivamente.

Destarte, no caso em análise, a trabalhadora tem direito à projeção do período de percebimento do benedício previdenciário no contrato de trabalho, bem como a reintegração/readmissão ao emprego.

1
Dislike0
User badge image

Jessé Padilha de Goes

Excelente resposta, acrescento ainda que houve a dispensa discriminatória daquela da empregada.

1
Dislike0
User badge image

Francielli Galvão Penariol

Realmente, Jessé. Obrigada pela complementação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais