Buscar

O que mudou no novo CPC ? sobre: teoria das provas

💡 2 Respostas

User badge image

Lyra

Andressa, sinceramente ainda não peguei o NCPC para estudar, mas para não te deixar sem resposta... posso te assegurar que uma "novidade" foi a adoção da teoria da distribuição dinâmica do ônus da prova (carga dinâmica).

A distribuição estática  (autor prova os fatos que alega e réu os fatos modificativos, extintivos e impeditivos do direito do autor) continua sendo a regra geral, mas o NCPC passou a permitir expressamente que o juiz modifique o ônus probatório, de modo a redistribui-lo da forma mais adequada ao caso concreto, leia-se, do ponto de vista da maior facilidade de produção da prova. Eu falei novidade entre aspas, pois não é uma inovação no dirieto brasileiro, uma vez que o CDC já possui tal previsão e a jurisprudência tem aceitado sua utilização.

OBS: como eu sei que as faculdades costumam deixar de lado o processo coletivo, é importante dizer que o CPC trata do processo individual e a Lei da Ação CIvil Pública em conjunto com o CDC (fenômeno da reciprocidade legislativa) tratam do processo coletivo. Assim, havia uma previsão especial do processo coletivo, salvo engano art 6 do CDC, que passa a existir também no CPC.

0
Dislike0
User badge image

Andressa

Obrigada! Eu vou me aprofunda no assunto, você clareou minha mente.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais