Buscar

Seleção do Material

Quais são os critérios que devem ser utilizados para seleção de um material a ser utilizado?

Respostas

User badge image

Emily Perfoll Sommerfeld

os materiais são selecionados a partir de critérios adotados, basicamente tem-se três critérios para seleção, critério técnico, econômico e estético. Dentro do critério técnico entram as características relacionadas a propriedades do material, como resistência, trabalhabilidade, durabilidade do material e todas as outras propriedades. Já o critério econômico engloba todas as questões que envolvem os gastos com aquisição, aplicação e manutenção do material. O critério de ordem estética leva em conta os materiais utilizados no acabamento da obra.
1
Dislike0
User badge image

Julio C. Lourenço

Olá!

Na realidade existem muitos critérios para se selecionar um material de maneira adequada. De maneira geral, você deverá observar a aplicação final para a qual se deseja selecionar o material, e, observar primeiramente quais classes de materiais são capazes de atender aos requisitos de propriedades. Observe que neste caso, são diversos os possíveis materiais, assim como as propriedades necessárias podem ser diversas, como por exemplo: resistência ao desgaste, resistência mecânica, resistência à torção, compressão, tração, resistência à corrosão, boas propriedades elétricas, magnéticas, boa condutividade térmica, integridade em altas temperturas, etc.

Uma vez entendido os pré-requisitos da aplicação e selecionado as classes de materiais que devem atender, você deverá se atentar aos possíveis processos que o material deverá sofrer para chegar à determinada aplicação. Por exemplo: você necessita de um fio de 1 mm com resistência à condutividade elétrica, e você, dentre as classes de possíveis materiais, você escolheu materiais cerâmicos, aos quais não é possível trefilar. Dessa maneira, o uso deste material fica limitado, pois o processamento fica inviável.

Após esta seleção, terminamos com o último: custo. Após selecionado as classes que atendem à aplicação, e são possíveis de serem confeccionados para ser aplicado no local, deve-se observar a relação custo/benefício. Obviamente, deve-se pensar em tempo de reposição, de troca, pois às vezes compensa pagar mais para não ter manutenção. Por exemplo: tubulação de petróleo no fundo do mar: compensa mais usar um material que vá durar 30 anos, mais caro, do que um mais barato, que é necessário trocar a cada 10 anos, pois o custo de manutenção (troca) acaba sendo muito mais alto, do que pagar por um material mais caro.

 

Espero ter respondido à sua pergunta!

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando