Buscar

Alguem pode me ajudar com sistema circulatorio?

💡 2 Respostas

User badge image

Juliana Arribas Pereira

Sim, eu posso.

   O sistema circulatório é o responsável por levar o sangue (que contém oxigênio para as células) para todo nosso corpo, senddo o coração o órgão principal. Existem alguns tipos de canais circulatórios diferentes no corpo humano: as artérias levam o sangue do coração para o corpo, têm paredes elásticas e fortes, enquanto que as veias transportam o sangue do corpo para o coração e têm pequenas válvulas que impedem o retorno das células sangíneas, para facilitar o fluxo, evitando a formação de trombose . Os minúsculos vasos sangíneos do corpo são denominados capilares e são tão finos que é possível a imersão e saída de gases (como o óxigênio e gás carbônico). O processo de troca de gás nos capilares é chamado de homeostase.

   É importante compreender os seguintes termos: Sangue venoso é aquele que está transportando gás carbônico e o Sangue arterial é denominado assim pois está transportando oxigênio. Do lado esquerdo do coração só circula sangue arterial, enquanto que do lado direiro apenas sangue venoso.

Importante: As veias sempre desembocam nos Átrios do coração e as artérias sempre saem dos Ventríolos.

   A ciculação sanguínea no nosso corpo é dividida em duas partes, a grande e a pequena circulação.

É denominada Pequena Circulação aquela que transporta o sangue especificamente entre os pulmões e o coração. Porque é através dos pulmões que retiramos o oxigênio presente no sangue.

A Grande Circulação é a que transporta sangue para todas as demais partes do corpo humano.

 

Como ocorre: Ao inspirarmos, o oxigênio entra pela nossa traqueia e entra nos pulmões, chegando aos bronquíolos. Nos bronquíolos existe uma grande rede de capilares, que captam o gás óxigênio e levam o sangue arterial através das veias pulmonares até o Átrio Esquerdo. Esse sangue passa para o Ventríolo Esquerdo e segue através da Artéria Aorta para as demais células do corpo. As células utilizam o óxigênio para produzir energia (mais especificamente as mitocôndrias da célula que produzem o ATP-energia) e ao produzirem o ATP-energia, elas emitem gás carbônico, que é captado pelos capilares, tornando o sangue venoso. O sangue venoso segue através das veias cavas e chega até o Átrio Direito do coração. Nessa etapa, passa para o Ventríolo Direito e sai através das artérias pulmonares de volta aos pulmões. Ao chegar nos pulmões, o sangue, através do processo de homeostase, libera o gás carbônico (que sai do nosso corpo através da expiração) e recebe gás óxigênio, reiniciando o processo.

 

Se tiver alguma dúvida, é só perguntar!

 

   

   

2
Dislike0
User badge image

Grazynha Siilva

Obrigada.. to estudando pra uma prova. E ta sendo muito dificil pois er os 4 sistema.. mas em relação ao circulatório ainda.. *vasos que carrega sangue venoso*
*vasos que carrega sangue arterial*
*irrigação cardíaca*
Pode me ajudar nesse três itens?
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais