Buscar

Será que o Brasil deveria adotar o sistema Common Law?

💡 4 Respostas

User badge image

Ronald Alves

Vejo o sistema civil law no Brasil como um sistema bem difícil de organizar toda essa nação, tendo em vista a grande gama de diversidade e extensão território, dito isso acredito que deveria passar a adotar também o sistema common law. 

2
Dislike0
User badge image

Ricardo Alves

Também concordo. 

1
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

No mundo, há básicamente dois sistemas jurídicos: o Common Law e o Civi Law.

Em apertado resumo, podemos afirmar que o Common Law é o sistema jurídico formado pelos precedentesisto é, pelas jurisprudência, pelas decisões recorrentes dos tribunais em casos específicos. É como ocorre, por exemplo, na Inglaterra e nos Estados Unidos da América, de origem anglo-saxã.

Já o Civil Law é o sistema cujo arcabouço jurídico é previamente disciplinado pelo Legislador, de modo normativo. A lei escrita é que dá sustento a esse tipo de sistema. É o que normalmente acontece nos países como o Brasil, de de origem latino-romana.

Adotar ou não um desses sistemas não é uma questão necessariamente lógica, depende basicamente da História daquele país. O Brasil tem suas origens mais fortes na influência portuguesa, cujo território já pertenceu ao Imperio Romano (Península Ibérica), de cultura latina. Há todo um contexto histórico que explica os desdobramentos que nos levaram ao Civil Law, desde a mais profunda origem, por isso é muito improvável que o Brasil adote a cultura da Common Law.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais