Buscar

Por que um caso de anafilaxia sistêmica pode evoluir para óbito?

Por que um caso de anafilaxia sistêmica pode evoluir para óbito?

💡 5 Respostas

User badge image

Biàáh Paulla

Por que diferentes tecidos do corpo liberam histamina e outras substâncias que causam uma verdadeira “tempestade” fisiológica que desorganiza todo o funcionamento orgânico, gerando vários sintomas, como bloqueio do fluxo de ar, parada cardíaca e/ou respiratória e choque.

5
Dislike0
User badge image

Vanessa Gimenez

  • Anafilaxia é uma reação alérgica potencialmente fatal, geralmente súbita com óbito por obstrução aérea ou colapso cardiovascular.
2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Entendemos por anafilaxia como sendo uma reação alérgica aguda e muitas vezes grave, que começa subitamente, entre menos que um minuto e até umas poucas horas após a exposição a um agente alergênico, ao qual o organismo desenvolveu um tipo de hipersensibilidade.


Sabemos que, um organismo, ao ser exposto a substâncias que ele considera perigosas, provoca ativação do seu sistema imunológico, que produz anticorpos. Porém, alguns organismos respondem com uma reação exagerada do próprio corpo a substâncias ordinariamente inofensivas, produzindo sintomas de alergia. Em geral esses sintomas são apenas incômodos, não causando risco de morte. Contudo, alguns organismos podem desenvolver uma maior hipersensibilidade, tendo reações alérgicas severas que levam à anafilaxia.

A anafilaxia é geralmente desencadeada por um alérgeno específico, mas pode, em condições especiais, ser desencadeada de maneira inespecífica. A anafilaxia é um tipo exagerado de reação alérgica, que produz sintomas mais intensos e pode ser causada por varias substâncias. De acordo com a resposta, mais sensível ou não, do organismo exposto, a anafilaxia pode ser fatal. Quando a anafilaxia atinge diferentes órgãos e tecidos, de maneira sistêmica, o sistema imunológico entra em uma espécie de choque, e isso pode rapidamente levar o indivíduo a morte.


Portanto, uma anafilaxia sistêmica é uma reação alérgica aguda, que ocorre em diversos órgãos e tecidos ao mesmo tempo, levando o sistema imunológico a estado de choque, podendo em pouco tempo desenvolver para uma situação de óbito, dependendo do grau de sensibilidade do organismo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais