Buscar

o que charles chaplin tenta passar para os donos de empreendimento e para a sociedade ?

💡 5 Respostas

User badge image

Thais Bispo

Tempos Modernos mostra claramente a mecanização do trabalho e a desconsideração do elemento humano. A organização era vista como uma máquina e o homem era uma peça do mesmo. O Filme nos faz refletir e discutir todo conceito que a teoria científica trouxe, nos auxiliando a compreender todo o contexto e realidade da época.

1
Dislike0
User badge image

lucas costa

Controlava com seriedade e imposição sobre os trabalhadores. O dono da fábrica oferecia o trabalho, porém as condições eram horríveis. Mas com a mecanização do campo os trabalhadores rurais não tinham outra alternativa a não ser trabalhar nessas condições e ganhar seu sustento.

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A conclusão que a representação de Chaplin sobre o local de trabalho moderno sugere (uma conclusão amplamente apoiada pela pesquisa psicológica) é que tal produção industrial mecanizada não é saudável para os trabalhadores e geralmente contraria a constituição natural dos seres humanos. A tirania do relógio, o ritmo acelerado da produção, a monotonia do trabalho insensato - todos eles causam danos permanentes aos funcionários que são submetidos a tais rotinas organizadas. Não surpreendentemente, o protagonista de "Modern Times" torna-se um desastre nervoso. Mas até o gerente da fábrica é uma vítima: o consumo regular de pílulas sugere que nem tudo está bem no topo.
Quando Charlie tenta esgueirar-se num cigarro no banheiro, ele ainda está mais ou menos saudável. Quando o gerente o descobre lá por meio de uma câmera de vigilância, e quando ele rudemente o manda de volta ao trabalho (é a enorme imagem do Big Brother do executivo que fala com o funcionário surpreso), Charlie ainda pode pular e correr. Quando chega a hora do intervalo, porém, e os agentes desempacotam seus baldes de almoço, Charlie anda como o proverbial trabalho duro. Os movimentos de seus braços se tornaram espásticos. Quando ele tenta reposicionar a tigela de sopa de seu colega, ele espirra o líquido por todo o lugar, aumentando assim as tensões entre os trabalhadores.
Conforme as rupturas parecem necessárias para que os trabalhadores recuperem temporariamente sua humanidade, elas são caras do ponto de vista da produtividade industrial. A corporação estaria melhor se as pausas para o almoço pudessem ser abolidas. Um aumento ininterrupto de produtividade é uma necessidade em uma economia que é baseada na competição predatória e na sobrevivência do mais apto. Uma empresa que oferece um novo dispositivo se aproximou do gerente da Electro Steel Corporation com a promessa de abolir a necessidade de intervalos. O dispositivo é uma máquina que alimenta o trabalhador enquanto ele continua trabalhando na linha. Incorporará os operativos ainda mais firmemente no processo de produção semiautomatizado, e assim os tornará mais parecidos com engrenagens no gigantesco aparato de produção.
Significativamente, o discurso de vendas dessa máquina é feito por uma máquina. Enquanto o inventor e sua equipe de engenheiros se orgulham orgulhosamente, a máquina exorta o gerente: "Não pare para o almoço. Esteja à frente da concorrência!" Charlie, que é escolhido como cobaia para testar a máquina de alimentação, está amarrado para o seu lugar.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais