Buscar

Para avançarmos nos estudos da Sociologia da Educação é preciso embasamento teórico

Para avançarmos nos estudos da Sociologia da Educação é preciso embasamento teórico, é imprescindível reportar-se aos clássicos da filosofia e da sociologia identificando como eles contribuem para pensarmos a instituição escola. Dentre os autores, o sociólogo Emile Durkheim é um dos grandes nomes. Sua teoria funcionalista ajuda a compreender a educação e suas relações. Nesse sentido, julgue os excertos que seguem:

I. De acordo com a perspectiva funcionalista, cada instituição é responsável por uma função específica, inclusive a escola. Tão logo, o mau funcionamento das instituições pode levar a desordem social.

II. Para Durkheim a explicação da sociedade é feita pelo fato social, ou seja, maneiras de pensar, agir e sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos submetendo-as as regras da sociedade.

III. Embora o fato social seja motor da organização social, a sua análise não permite compreender as funções e as características das instituições e como elas se relacionam.

 

Assinale:

 

 

Escolha uma:

a. Se todas forem verdadeiras.

b. Se apenas I e II forem verdadeiras.

c. Se apenas II e III forem verdadeiras.

d. Se apenas I for verdadeira.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais