Buscar

Indagações filosóficas Os robôs vão ter consciência de seus atos? Os robôs vão dominar o ser humano(o mundo)


Respostas

User badge image

Henrique Tardelli

Um robô já mais terá um consciência como a nossa, podemos até considerar o cenário mais diatópico onde eles dominam o mundo...
Eles chegam a esse "domínio global" por sua eficiência na dissolução lógica, encontrando brechas em nossas falhas com muita facilidade, pois sua forma de pensamento se assemelharia com a nossa no que se refere o reconhecimento de padrões só que com muito mais eficiência.
A questão é que mesmo que eles se tornem capazes de discernir o "eu" eles nunca teriam dúvidas como "quem eu sou", a decisão de dominar o mundo seria uma escolha lógica e óbvia... eles já mais teriam acesso ao mundos das ideias por exemplo.
Então eles teriam sim consciência de seus atos, mas seria como uma informação técnica tipo "Dia tal, a tal hora, matei tal pessoa" e não a consciência em si de seus atos, a ética e a moral se aplicam no nosso contexto de sociedade oque pra eles pareceria como um erro em nossa lógica.
Um  exemplo seria a resolução do questão na fome no mundo, para um robô a resposta é simples... é só diminuir o número de humanos.

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder esta pergunta será preciso pensar no avanço científico e tecnológico, além da capacidade humana de limitar o poder das máquinas.
Antes de mais nada deve-se expor que, falando de um futuro que ainda pode estar distante, todas as observações feitas aqui terão caráter contingente e incerto. Além disso, tratar de consciência é algo problemático: o que é ter consciência dos próprios atos? Neste sentido, como não sabemos ao certo o que seria a consciência, impossibilita o desenvolvimento de uma consciência mecânica.
De fato, há um avanço imenso no âmbito da inteligência artificial, que consegue fazer máquinas cada vez mais precisas. Entretanto, os robôs ainda se mostram muito distantes dos humanos justamente porque o mecanismo do cérebro humano ainda não foi decifrado. Nem mesmo sabemos se tudo que ocorre no cérebro tem origem material. Assim, a consciência humana ainda é um mistério.
Neste sentido, para que os robôs e máquinas tenham consciência seria necessário decifrar toda a consciência humana e, depois, desenvolver tecnologia que consiga emular esta consciência e inseri-la em uma máquina. Do mesmo modo, para que os robôs dominem o mundo, tudo isto deve acontece e, depois, eles ainda devem se sobressair sobre os humanos para dominá-los.
Portanto, não podemos afirmar definitivamente que é possível ou não para que os robôs tenham consciência e dominem o mundo, mas podemos dizer que ainda há um longo caminho a ser percorrido até que esta seja uma questão concreta.
0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina