Buscar

os programas do governo federal de combate a pobreza são eficaz ou meramente políticos?

os programas do governo federal de combate a pobreza são eficaz ou meramente políticos?

💡 1 Resposta

User badge image

Sergio L C Silva

Em primeiro lugar é preciso definir o que chamamos de programas de redução de pobreza. Acredito que sua pergunta se refere aos programas de transferência de renda como o Bolsa Família. Porém, não podemos restringir a resposta apenas a programas deste tipo porque a redução da pobreza pode se dar de outras maneiras como através de gastos que elevem a produtividade e provoquem um aumento da renda dos trabalhadores ou programas que subsidiem as famílias, reduzindo seus gastos.

  1. Programas de Transferência de Renda não contributivos: são os programas de assistência social em que o Estado transfere renda diretamente às famílias. No Brasil são programas deste tipo o Bolsa Família, o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e a Aposentadoria Rural (que não exige comprovação de contribuição previdenciária).
  2. Programas de Transferência de renda contributivos: é a previdência social, em que há transferência de renda, porém houve contribuição prévia. No caso do sistema previdenciário brasileiro que é um sistema de repartição, ou seja, não houve capitalização prévia das contribuições e há apenas uma repartição dos valores arrecadados no presente para os beneficiários, e há o dever constitucional do Estado de prover as pensões e aposentadorias no caso do sistema não arrecadar o suficiente, há transferência de renda do Estado para as famílias.
  3. Gastos sociais: além das transferências diretas às famílias, o Estado provê serviços como o de Educação e Saúde, o que reduz os gastos das famílias com estes serviços. Além disso, especialmente no caso de Educação, há um aumento da capacidade de trabalho e estes gastos promovem (ou deveriam promover) um aumento da produtividade do trabalho que levam a um aumento da renda. Há ainda gastos com habitação popular, em que o Estado subsidia as construções ou os financiamentos, reduzindo o gasto das famílias beneficiadas, e os subsídios ao transporte coletivo.

Dito tudo isto, é necessário ponderar, porém, como estes benefícios são financiados. Sistemas tributários baseados em impostos progressivos, como um imposto de renda pessoal com alíquotas mais altas para as rendas maiores ou impostos sobre heranças, são mais efetivos na redução da pobreza do que sistemas tributários regressivos, ou seja, em que os mais ricos não contribuem mais relativamente que os mais pobres. No caso brasileiro, em que mais da metade da arrecadação provem de impostos indiretos – ICMS, IPI, ISS, IRPJ – impostos que são recolhidos pelas empresas, mas repassados aos preços, neste caso a tendência é que os mais pobres sejam tributados em uma parcela maior da sua renda já que consomem, em relação ao total da sua renda, mais do que os ricos. Por isso, o sistema tributário brasileiro é considerado regressivo.

De qualquer maneira, é um fato que houve redução da pobreza no Brasil desde 1995 e há muitos indicadores disto. Portanto, não podemos afirmar que os programas de redução de pobreza têm apenas objetivos político-eleitorais. Isto não quer dizer, que não tenham efeitos eleitorais. É claro que têm, ainda mais os programas de transferência de renda não contributivos já que provocam efeitos no curto prazo enquanto gastos em educação, por exemplo, só provocam efeitos no longo prazo.

 

Sergio Luiz de Cerqueira Silva, economista e doutorando em Ciências Humanas e Sociais na UFABC.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais