Buscar

Calcitonina e receptores Humanos

2 - A calcitocina é um peptídio que desempenha um importante papel no metabolismo mineral e esquelético; interfere na ação do paratormônio na manutenção da massa esquelética, atuando tanto sobre o osso como na homeostase cálcica. Ao que tudo indica, essa atividade pode ter um mecanismo de ação central, pois foram encontrados sítios de ligação específicos para a calcitocina em algumas áreas do sistema nervoso central. Devido a sua atividade a calcitocina tem sido largamente utilizada no tratamento de osteoporose, doença de Paget e osteólise maligna.

As estruturas de todas as calcitocinas apresentam 32 aminoácidos em cadeia simples, sendo que a sequência difere de espécie para espécie. Para que tal substância pudesse ser usada em larga escala como medicamento, a um preço razoável, este peptídio foi sequenciado e produzido sinteticamente através de técnicas de biologia molecular.

Calcitocina sintética de várias espécies animais, inclusive a de vários mamíferos e a humana, foram testadas a fim de determinar qual seria a mais apropriada para ser produzida em larga escala. Os testes indicaram que a calcitocina sintética de salmão apresentava maior afinidade de ligação aos sítios receptores de humanos. Diante destes dados e dos seus conhecimentos discuta:

a - Uma explicação para o fato da calcitocina de salmão possuir maior afinidade de ligação pelos receptores humanos do que a própria calcitocina humana.

💡 5 Respostas

User badge image

Pedro

dificil

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A calcitonina é uma hormona peptídica linear composto por 32 aminoácidos envolvidos na regulação do metabolismo do cálcio e do fósforo. Esta hormona é produzida nas células parafoliculares (também chamados de células C) da glândula da tiróide e a sua função é reduzir os níveis sanguíneos de cálcio (Ca 2+ ), opondo-se à ação da hormona paratiróide (paratormona).Liga-se ao receptor de calcitonina (CTR) que é acoplado às proteínas G. Especificamente, afeta os níveis de cálcio no sangue de quatro maneiras; inibe a absorção intestinal de Ca 2+ (reduzindo a calcemia ou a concentração de cálcio no sangue), inibe a reabsorção óssea (perda) (reduzindo novamente a calcemia), inibe a reabsorção de fosfato ao nível dos túbulos renais e aumenta a excreção de Ca 2+ e Mg 2+ pelos rins. A calcitonina produz assim uma diminuição nos níveis de cálcio e fosfato no sangue (hipocalcemia e hipofosfatemia) e reduz a dor óssea.
0
Dislike3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais