Sobre os pensadores da Filosofia Moderna, assinale a alternativa correta: Escolha uma:
a. O empirismo britânico, ao contrário da proposta cartesiana, defendia que o conhecimento da realidade se efetiva principalmente por meio da experiência sensível, isto é, por meio dos cinco sentidos.
b. O pensador Diderot foi o principal representante do empirismo e afirmava que todo conhecimento provém da experiência, o que chamou de experiência sensível.
c. Imannuel Kant, importante autor racionalista, escreveu a obra chamada Crítica da Razão Pura para defender as diferenças entre conhecimento religioso e o conhecimento ateu.
d. Com sua operação filosófica denominada “dúvida metódica”, René Descartes acabou instituindo um paradigma filosófico que foi identificado como pragmatismo conceitual.
e. John Locke, representante da corrente empirista, e René Descartes, fundador do método cartesiano, convergiam em suas teorias ao afirmarem que o conhecimento válido provém da experiência e dos sentidos, pois são inatos à alma.
Thaysa De Lucca
há 6 anos
A alternativa correta é a de letra a, que afirma: O empirismo britânico, ao contrário da proposta cartesiana, defendia que o conhecimento da realidade se efetiva principalmente por meio da experiência sensível, isto é, por meio dos cinco sentidos.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Andre Smaira
há 6 anos
John Locke responde ao racionalismo continental, defendido por René Descartes, escrevendo no final do século XVII Ensaio sobre a compreensão humana (1689). O único conhecimento que os humanos podem possuir é um conhecimento a posteriori (conhecimento baseado na experiência).
Sua proposição de que a mente humana é uma Tabula rasa ou uma página em branco é famosa, na qual experiências derivadas de impressões sensoriais são escritas à medida que a vida de uma pessoa continua. Existem duas fontes de nossas ideias: sensação (vinda dos sentidos) e reflexão (proveniente de operações mentais: pensamentos, memórias), em ambas é feita uma distinção entre ideias simples e complexas.
Ideias simples são criadas passivamente na mente, depois de obtidas através da sensação. Pelo contrário, ideias complexas são criadas após a combinação, comparação ou abstração de ideias simples. Por exemplo, a ideia de um chifre, como o de um cavalo, são ideias simples, mas quando se juntam para representar um unicórnio, tornam-se uma ideia complexa. De acordo com Locke, nosso conhecimento das coisas é uma percepção de ideias, que estão de acordo ou em desacordo umas com as outras de acordo com as leis de associação de ideias.
Sendo assim, a alternativa correta é a alternativa A.