Buscar

História e Historiografia do Brasil Colonial

“Ao longo dos séculos XVI, XVII e XVIII, a história da colonização portuguesa da América engendrou um estado de coisas cuja complexidade tinha plena correspondência no plano das identidades coletivas. Ao mesmo tempo em que desempenhara um papel de agente da expansão dos domínios do rei de Portugal e da religião cristã, o elemento português no Novo Mundo acabava por reproduzir valores e atitudes que, aos olhos do historiador, configuram um sistema de relações econômicas e sociais de matriz europeia.”

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIMENTA, João Paulo G. “Portugueses, americanos, brasileiros: identidades políticas na crise do Antigo Regime luso-americano”. Almanack Braziliense n°3, maio de 2006. p. 70-71. 

Considerando a citação e os conteúdos do artigo-base, Portugueses, americanos, brasileiros: identidades políticas na crise do Antigo Regime luso-americano, sobre a formação das identidades no Brasil colonial, leia as seguintes afirmativas:

I. ( ) Nos primeiros três séculos de colonização já existia um substrato identitário da colonização portuguesa que, ao configurar identidades coletivas específicas nos espaços coloniais, reproduzia o esquema geral de constituição do Império.
II. ( ) A construção do Antigo Regime português na América se fez de forma coerente aos aos princípios iluministas. 
III. ( ) O principal elemento identitário da América lusa era a identificação de todos como súditos do rei de Portugal, gravitando em torno de sua imagem, da dinastia e da sede da monarquia, adeptos – ao menos oficialmente – da religião católica.
IV. ( ) Os habitantes da América lusa (em geral) se sentiam participantes de uma mesma comunidade integrada por todos os súditos de um mesmo rei, independentemente da posição que ocupavam na sociedade que viviam. 

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

💡 2 Respostas

User badge image

Jamerson Jonathan

V F V V letra c 

1
Dislike0
User badge image

Taty Costa

Resposta correta: (C)  V,F,V,V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais