Buscar

resumo a respeito do ácido siálico

💡 1 Resposta

User badge image

Gabriella Costa Gama

O ácido siálico é o nome genérico dado a família de monossacarídeos carboxilados com nove átomos de carbono que aparece na porção terminal de glicoconjugados. Estas moléculas estão envolvidas em vários processos biológicos, tais como, processos de reconhecimento celular, adesão plaquetária, migração, invasão, potencial metastático, sendo também um receptor para bactérias e vírus.

O membro mais comum desses açúcares é o ácido N acetilneuramínico (NANA). O ácido siálico é vastamente distribuído nos tecidos dos mamíferos e seus fluídos, incluindo o soro. Os oligossacarídeos sialilados tem demonstrado uma propriedade antiviral e também se sabe da sua influência na coagulação do sangue e nos níveis de colesterol. Os níveis de ácido siálico nos fluídos biológicos também são um importante marcador diagnóstico do câncer.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, San Diego, EUA, conseguiram demonstrar que a presença do açúcar, ácido siálico - N-glicolilneuramínico (Neu5Gc) - em alguns tipos de drogas pode desencadear reações inflamatórias em certos indivíduos. A descoberta foi publicada na edição do dia 25 de julho da revista Nature Biotechnology. Esse ácido é mais abundante em seres eucarióticos e contribui na diferenciação de glicoesfingolípideos. 

Os ácidos siálicos mais comuns em células de mamíferos, tais como os chimpanzés e gorilas, são o ácido N-acetilneuramínico (Neu5Ac) e o ácido N-glicolneuramínico (Neu5Gc). Os seres humanos são uma exceção, devido a uma mutação no ácido CMP-siálico hidroxilase ocorrida num ancestral humano em comum com os grandes símios.

Analisando a composição de diversos medicamentos, os pesquisadores descobriram que algumas glicoproteínas recombinantes produzidas em linhagens de células de mamíferos não humanos, com ou sem soro animal, são em muitas ocasiões modificados na presença do ácido siálico Neu5Gc, o qual não é encontrado em seres humanos. Apesar de não ter sido documentada nenhuma reação adversa devido à presença dessa molécula, estudos recentes mostraram que todos os indivíduos possuem anticorpos específicos para o Neu5Gc. 

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais