Buscar

Ativ 1 - Processos Biológicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

As moléculas orgânicas são aquelas em que o principal constituinte é o elemento carbono, que está associado aos átomos de hidrogênio (H), e ao enxofre (S), fósforo (P), nitrogênio (N) e oxigênio (O). Entre as quais podemos destacar:
Proteínas/Enzimas
Sua estrutura química básica é formada por aminoácidos de ligações peptídicas, compostas por moléculas de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
As proteínas estão presentes em todos os processos biológicos, assumindo o papel das enzimas (aceleração das reações químicas), miosina e actina (movimentação muscular), composição hormonal e de anticorpos, coagulação sanguínea e hemoglobina (transporte de oxigênio).
São estruturadas como:
Estrutura primária: cadeia principal de uma proteína, ilustra a sequência linear dos aminoácidos;
Estrutura secundária: igual a primeira estrutura sendo enrolamento helicoidal e reconhecida por padrões repetitivos e regulares;
Estrutura terciaria: formato tridimensional e corresponde o dobramento de cadeia polipeptídica (sobre ela mesma);
Estrutura quaternária: duas ou mais cadeias polipeptídicas agrupadas. Podendo ser de origem animal (carne animal), vegetal (soja, amendoim e castanhas) e sintética (suplemento alimentar como Whey Protein).
São classificadas em Simples: formadas apenas por aminoácidos; e Conjugadas: que têm uma parte não proteica chamada grupo prostético.
Carboidratos
Suas estruturas são formadas essencialmente por carbono, hidrogênio e oxigênio. Os carboidratos são importantes para a reserva de energia e a formação estrutural de células e de ácidos nucleicos. Podendo ser classificados como: 
Monossacarídeos: carboidratos de composição mais simples, pois não sofrem o processo de hidrólise. Possuem um sabor adocicado;
Dissacarídeos: união de dois monossacarídeos por uma ligação glicosídica, havendo assim a desidratação. Como exemplo: cereais, beterraba, cana-de-açúcar e o leite;
Polissacarídeos: são polímeros formados por centenas ou até milhares de resíduos e monossacarídeos unidos. Por exemplo:
Celulose
Está presente principalmente nos vegetais, agindo na formação da parede celular das plantas. Quando ingeridas nosso organismo é capaz de fazer a digestão, sendo importante também para o funcionamento do intestino.
Amido
Formado por milhares de moléculas unidas, estão presentes em várias espécies de vegetais, como milho, trigo, batata, cenoura, arroz e mandioca, também é importante para o nosso organismo, agindo como reserva de energia.
Quitina
É um polissacarídeo encontrado no exoesqueleto de animais artrópodes como as borboletas, aranhas, camarões e nas paredes celulares de fungos. Sua composição se dá com grandes quantidades de moléculas de glicose e por grupos de amina.
Ácido Hialurônico
É encontrado entre as células de animais formando uma espécie de “cola”. É um componente líquido importante para o corpo, como exemplo o líquido sinoval, que tem a função de lubrificar e atua no líquido viscoso da esférica ocular, porém sua maior parte é encontrada na pele, dando sustentação, elasticidade e hidratação.
Lipídios
Conhecidos como gordura e/ou óleo, são moléculas orgânicas compostas por carbono, oxigênio e hidrogênio, sendo insolúveis em água, e solúveis comente por solventes orgânicos (éter ou álcool por exemplo) Suas principais funções são: absorção de vitaminas, reserva de energia, isolante térmico e ácidos graxos. Podendo ser classificados em: 
Lipídios Simples
Glicerídeos: são os óleos e as gorduras, os óleos são encontrados frequentemente nas sementes de soja, milho, amendoim e algodão. E as gorduras encontradas como substâncias de reserva em células animais, agindo também como isolante térmico.
Cerídeos: mais comuns entre os vegetais, são encontrados na superfície de pétalas de flores, folhas e casas de frutas atuando como impermeabilizante, impedindo a perda de água.
Lipídios Compostos
Fosfolipídios: são formados por ácidos graxos, álcool e uma substância adicional, fósforo (fosfolipídios). O cérebro é o tecido de maior concentração de fosfolipídios. 
Lipídios Precursores
Considerado uma categoria especial de lipídios, sendo o colesterol o mais conhecido deles. Essa classificação está relacionada com a produção de hormônios como testosterona, progesterona e estradiol.
Ácidos Nucléicos
São macromoléculas constituídas por nucleotídeos e que formam dois dos componentes mais importantes das células: o DNA e o RNA. É a partir dessas moléculas que são sintetizadas as proteínas, a multiplicação das células e ocorre a transmissão das características hereditárias.
São formados pelos nucleotídeos, moléculas compostas por grupo fosfato, uma pentose e base nitrogenada. A pentose (açúcar de cinco carbonos) pode ser a ribose ou a desoxirribose, diferenciando-se pelo fato de que a desoxirribose apresenta um átomo de oxigênio amenos que a ribose. 
Ácido desoxirribonucleico – DNA 
É o ácido nucléico responsável por armazenar as informações hereditárias, essas informações genéticas são organizadas em unidades chamadas genes.
Ácido ribonucleico – RNA
Intervêm em várias funções biológicas importantes como a codificação genética (RNAm) e o transporte de aminoácidos que formarão as novas proteínas (RNAt).

Continue navegando