Buscar

Explique o princípio da efetividade das decisoes judiciais ?

💡 2 Respostas

User badge image

Aline Brito

o processo judicial brasileiro, não apenas no âmbito da jurisdição cível, tem como um de seus maiores problemas a ausência de tempestividade qual tem sido inerente a tutela jurisdicional.

O demasiado tempo[1] para julgamento de um processo é causa de influência na efetividade da prestação jurisdicional, conforme será debatido em capítulo posterior. Dentre os princípios constitucionais orientadores do processo passa-se a dar atenção a dois visto a relação que guardam com o tempo para o julgamento de um processo.

São os princípios da efetividade da jurisdição e princípio da razoável duração do processo, incisos XXXV e LXXVIII do artigo  da CF, respectivamente.

Concebido do mesmo inciso que deu origem ao princípio do acesso à justiça, o princípio da efetividade da jurisdição tem por escopo a aplicação no plano material de direito reconhecido no plano processual. Diz Cássio Scarpinella Bueno

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Com a Emenda Constitucional 45/2004, o direito a um processo sem dilações indevidas foi expressamente alçado à qualidade de direito fundamental. Assim, todo jurisdicionado tem direito a uma decisão efetiva, que para tanto precisa ser norteada pelos princípios do devido processo legal, do contraditório, da razoável duração do processo, da celeridade processual, da publicidade dos atos processuais, da economia processual, da instrumentalidade das formas, da cooperação, da boa-fé e lealdade processual.

Ou seja, o princípio da efetividade das decisões judiciais deve garantir a prestação de uma tutela jurisdicional célere, de forma que o processo chegue a um fim justo e útil para as partes.

Há, inclusive, uma novidade legislativa no CPC de 2015, que permite que o juiz assegure o cumprimento e, portanto, a efetividade da ordem judicial, ao autorizar em seu art.139, inciso IV, o uso de todas as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias necessárias a execução. Entretanto, até mesmo essa decisão deve ser norteada pelo princípio da razoabilidade e aplicada somente quando as medidas típicas tiverem se mostrado incapazes de satisfazer o direito.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes