Buscar

Quais as relações entre Competência e Desempenho de Chomsky e Língua e Fala de Saussure?

💡 2 Respostas

User badge image

jheferson raileno oliveira da silva

Linga/Fala x Competência/Desempenho

 

Dentro do que concerne o estudo de linguística, dois teóricos recebem um grande destaque, Ferdinand de Saussure e Noam Chomsky, por suas ideias revolucionárias. Saussure é também denominado o “pai da Linguística moderna” e fundador do estruturalismo, já Chomsky é conhecido como o “pai da psicolinguística” e fundador do gerativismo, teoria que contrapõe as ideias estruturalistas. Tendo isso em vista, mesmo esses dois teóricos sendo de correntes de pensamentos linguísticos diferentes, eles possuem semelhanças em suas postulações. Semelhanças essas notáveis entre a dicotomia Língua e Fala Saussuriana e Competência e Desempenho Chomskyniana.

Para Saussure língua é definida como um sistema de signos que exprimem ideias, mediante ao conjunto de hábitos linguísticos, convenções gramaticais, de uma comunidade, os quais permitem que uma pessoa compreenda e se faça compreender. Sendo a língua uma realidade psíquica que não existe se não na virtude dos membros de uma comunidade em contato com ela. Saussure também define que língua é um fato social, duradouro, instrumento e produto da fala que possui sua sede no cérebro.

De forma semelhante, Chomsky define a Competência como sendo  diretamente ligado ao sistema linguístico de cada grupo social, ou seja, competência é definido como um fator social, assim como a definição de língua para Saussure. Dessa maneira entende-se por Competência como a capacidade biológica, de um sujeito, para falar ou usar o sistema gramatical de qualquer língua que ele for exposto, ou ainda, como um conjunto de virtualidade de uma pessoa que proporciona a habilidade para compreender, captar ou emiti um número infinito de frases de um sistema linguístico. Chomsky indica então, que todas as pessoas nascem com a competência para reterem qualquer língua exposto a ele, pois todos possuem uma gramatica internalizada, inativa e universal.

Pode-se perceber então, que a Língua definida por Saussure está diretamente ligada a Competência definida por Chomsky, pois sendo a língua um sistema gramatical ela é de suma importância para a Competência que é a capacidade de obter qualquer sistema gramatical. E ainda podemos perceber que Chomsky indica a competência como uma habilidade da virtude, implicitamente sediadas no cérebro, assim como define Saussure para língua. Também nas duas definições, língua e competência, são denominados fatos sociais, pois estão ligados a um sistema linguístico constituído pelo grupo social.

Já no que concerne a Fala para Saussure, ela é um fato individual movida pela vontade e inteligência do falante, membro de um grupo social que possui um sistema linguístico, onde o qual deve aplicar o código da língua com o objetivo de exprimir seu pensamento. Saussure também vê a fala como simplesmente um mecanismo psicofísico que lhe permite exprimir as palavras e o código da língua, sendo então, a fala, o lado executivo da linguagem que jamais é feita pela massa ou sociedade e sim sempre pelo individuo, o qual é sempre seu senhor.

Em sintonia com a definição de fala para Saussure, Chomsky define desempenho como o bom uso do conhecimento adquirido ou como a eficiente atuação de cada pessoa para aplicar o código da língua e  a compreender com melhor performance.

Dessa maneira podemos perceber que o desemprenho de Chomsky e a fala de Saussure possuem uma ligação no parâmetro execução, pois performance é a análise da execução da competência, e fala é a execução da língua. Outro parâmetro semelhante ente fala e desemprenho está em seu caráter individual, de modo que os dois estão sempre ligados ao uso do individuo. Mas que de certa forma o desempenho vem depois da fala, pois o desempenho é a análise da execução da fala.

Contudo podemos perceber que mesmo Noam Chomsky e Ferdinand de Saussure tendo teorias linguísticas com pensamentos distintos, sendo o primeiro um estruturalistas e o segundo um gerativista existe semelhanças em seus postulados. Semelhanças essas que constituem interligações pertinentes entre as teorias que nos leva a perceber, não uma substituição de ideias, mas sim um complemento entre elas, pois entendemos que a competência, definida por Chomsky, é a capacidade de adquirir a língua, definida por Saussure, e o desempenho chomskyniano é de certa forma a avaliação da performance da fala saussuriana.

8
Dislike0
User badge image

jhonny rodrigues

competência é o conhecimento da estrutura da língua.

desempenho é a manifestação imperfeita da língua.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais