Buscar

Qual a função do neurônio motor inferior

💡 3 Respostas

User badge image

Vanessa Gimenez

Os neurônios motores inferiores situam-se na coluna anterior da medula, e podem ser divididos em dois grupos principais: neurônios motores alfa e neurônios motores gama.

• Neurônios motores alfa: dão origem às fibras nervosas do tipo A alfa ou fibras eferentes alfa com aproximadamente 16 micrômetros de diâmetro. Estas fibras vão inervar as fibras musculares esqueléticas, geralmente uma única fibra inerva entre 150 a 300 fibras musculares extrafusais. O neurônio motor junto com as fibras musculares por ele inervadas é chamado de unidade motora.Cada unidade motora consiste então do corpo celular do neurônio motor, sede do metabolismo neuronal e localizado no corno anterior da medula ou no núcleo motor de nervo craniano; do axônio do neurônio motor no nervo periférico (ou craniano); da junção neuromuscular (placa mioneural) e das fibras musculares inervadas por esse neurônio motor.A contração muscular, por exemplo, do bíceps, pode se dar de maneira voluntária por ordem vinda do córtex, de modo automático por impulsos nervosos provenientes do sistema vestibular ou por reflexo proveniente da percussão e conseqüentemente estiramento do tendão muscular.Por essa razão, a unidade motora foi denominada por Sherington como via final comum, uma vez que é o ponto de convergência final da atividade motora do sistema nervoso central. • Neurônios motores gama: originam as fibras do tipo A gama ou fibras eferentes gama com cerca de 5 micrômetros de diâmetro e inervam as fibras intrafusais.

Os neurônios motores inferiores atuam na manutenção do tônus muscular e na postura junto com mecanismos proprioceptivos como o fuso neuromuscular. O fuso é formado por uma região mediana não contrátil e extremidades formadas por fibras musculares intrafusais contráteis em número de 3 a 10. Enrolado em torno da área central existe uma terminação nervosa chamada receptores anulospiral sensível à distensão da parte central. O fuso neuromuscular está envolto por uma bainha de tecido conjuntivo que está ligada direta ou indiretamente ao tendão do músculo, assim qualquer modificação na forma do músculo excita os neurônios do receptor anulospiral que

 

Curso Teórico-prático de Neuroanatomia entram pela raiz sensitiva e fazem sinapse ou com os neurônios motores ou com os neurônios internunciais (mais comum).

As fibras eferentes alfa inervam as fibras extrafusais, maior parte do músculo, e as fibras eferentes gama inervam as fibras intrafusais aumentando ou diminuindo a excitação do receptor anulospiral. Desta maneira os neurônios motores inferiores atuam na manutenção do tônus muscular, na postura e na quantidade da contração. Existe também neurônio beta, cujos axônios se bifurcam para inervar tanto as fibras extrafusais como as intrafusais. Estes neurônios, comuns em anfíbios e répteis, ocorrem em número reduzido em alguns mamíferos.

0
Dislike0
User badge image

Aline

Mega obrigada :)
0
Dislike0
User badge image

Paula Caroline

Poxa.. muito obrigada, mesmo! :)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais