Buscar

Alguém tem um resumo do desenvolvimento embrionário da 1 a 4 semana?

💡 2 Respostas

User badge image

Jose Guilherme Andreucci

As etapas que compõem o início do desenvolvimento embrionário são:

  • Ovulação: nessa primeira etapa do desenvolvimento embrionário, o óvulo é liberado pelo ovário, dirigindo-se então para a tuba uterina. É quando tem início o período fértil da mulher.
  • Fertilização: se houver o contato sexual no período fértil e o encontro do óvulo com os espermatozoides, pode acontecer a fecundação. Se isso não ocorrer, a mulher menstrua e outro ciclo menstrual começa até uma nova ovulação.
  • Formação do zigoto: após o óvulo ser fecundado, é formado o zigoto, onde há a união do material genético feminino e masculino.
  • Clivagens do zigoto: enquanto o zigoto se dirige ao útero, ele passa por diversas divisões (mitoses). Nesse processo são formados os blastômeros, estruturas que se interconectam e formam um aglomerado de células.
  • Nidação: após a fase de clivagem do zigoto, ele se fixa nas paredes do endométrio uterino. Dessa forma, tem início os primórdios do embrião e a gestação começa de fato. Durante o processo de nidação, um pequeno sangramento pode ocorrer, o que é normal. Fora isso, ainda não se manifestam sintomas que podem indicar a gravidez.
  • Anexos embrionários: são formados os anexos que têm a função de proteger e nutrir o embrião, sendo eles o cório, âmnio e saco vitelínico. O cório dará origem à placenta, enquanto que o espaço que se formou o âmnio é então preenchido pelo líquido amniótico. Já o saco vitelínico realiza a circulação do sangue.
  • Organogênese: nessa fase do desenvolvimento embrionário, são formados vários tipos de células com diferentes formatos e funções. Elas darão origem aos tecidos e órgãos do embrião que, por sua vez, vão formar o organismo.

1 semana

O embrião busca um lugar para se implantar no útero e as células sanguíneas começam a ser produzidas pelo saco vitelino.

Com apenas 0,2 mm de comprimento, começam a ser formados o sistema nervoso e coluna vertebral. Também se inicia o desenvolvimento do intestino e do fígado.

2 semanas

São produzidos hormonas que fazem com que o ciclo menstrual da mãe seja interrompido.

3 semanas

Com 3 semanas o coração do embrião começa a bater e a placenta passa a funcionar. Como a espinha cresce de maneira mais rápida do que o restante do corpo, o embrião apresenta uma espécie de cauda, que desaparece conforme ele cresce. Também começa a se formar o tubo neural, que se tornará o cérebro.

 

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais