Buscar

Qual é a critica que eaglton está fazendo ao estruturalismo?

💡 3 Respostas

User badge image

Delcides Nunes Ferreira Neto

A partir das leituras e da discussão estabelecida em sala, bem como a postagem acima podemos afirmar que o estruturalismo agregou ao formalismo a ideia de que o que importa na obra é o discurso. Desta maneira não há possibilidade de relacionar a obra com o contexto histórico, por exemplo, pois tudo é discurso e a história torna-se o discurso da obra. Assim, o discurso seria a instância máxima de sentido para os Estruturalistas, e toda a Obra Literária é um discurso, relacionado a outros discursos. Aquilo que não é compreendido como discurso, para os Estruturalistas, não é possível de análise. Com esses estudiosos, além da literalidade a obra ganha outro valor, pois é desvinculada do autor, ampliando a leitura do leitor (dentro do método de análise proposto, ou seja, a partir do discurso).
Como proposta de texto literário que possibilita uma leitura diferente ou renovadora, podemos sugerir os contos de Ernest Hemingway. Este autor tinha como princípio a Teoria do Iceberg, onde somente uma parte mínima de análise estava na superfície, ou seja, no texto (no discurso), a grande parte estava “além” do texto. Para melhor entendimento podemos pensar diretamente em um Iceberg e sua representação.
No conto Mr. and Mrs. Elliot, por exemplo, se fizermos uma leitura superficial, ou ainda, ler somente “as linhas” do texto, encontramos a história de um casal, que vivia uma vida feliz. No entanto, passando para as entrelinhas do conto, é possível perceber que este casal feliz, na verdade vivia de aparência. Deste modo, analisar somente o discurso não seria possível. Há uma necessidade de compreender o que está além do discurso, o contexto em que o conto é colocado. A teoria Estruturalista, portanto, torna-se limitadora que uma análise mais profunda e, possivelmente, mais adequada aos contos de Hemingway.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder esta questão vamos conceituar o que é o estruturalismo e, depois, apresentar quais as críticas feitas por Terry Eagleton a esta corrente de pensamento.
O estruturalismo é uma vertente de pensamento que abrange todas as àreas das ciências humanas, criado no século XX pelo linguísta Ferdinand Saussure. De modo geral, podemos dizer que o estruturalismo é um método de análise que tenta mostrar que tudo que existe é fruto de construção social, entendendo que nada é natural ou inato ao ser humano.
É por isso que o estruturalismo tem tanta amplitude: com a teoria de Saussure, pode-se dizer que qualquer coisa não passa de construção, até mesmo as percepções sensíveis, pensamentos e desejos. Dentro da literatura, especificamente, o estruturalismo mostra que estas construções estão intimamente ligados com a linguagem utilizada em uma sociedade.
Eagleton também é um estruturalista, entretanto, ele entende que muitas vezes as análises estruturalistas acabam se confundindo com um idealismo, ou seja, com aquilo que idealmente seria uma estrutura funcional e perfeita de acordo com o que a pessoa que analisa deseja enxergar nesta análise.
Portanto, a grande crítica de Eagleton ao estruturalismo é que ao invés desta análise mostrar que todas as coisas são estruturas construídas socialmente, esta análise acaba transparecendo o que a consciência humana entende como sendo a estrutura e, assim, seria um idealismo.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais