Buscar

Qual a acidez do café?

💡 1 Resposta

User badge image

Jéssica Rocha

Os ácidos encontrados no café podem ser divididos em duas categorias: orgânicos e clorogênicos.

Os ácidos orgânicos incluem os ácidos cítrico, málico, acético e tartárico. Estes são os ácidos frutais “bons” que você deseja saborear na xícara. E todos eles acrescentam suas próprias notas ao café:

  • Ácido málico é o mesmo tipo de ácido que você obtém em maçãs verdes, então pense em fazer café com a suculência e a suavidade das maçãs verdes;
  • O ácido cítrico, como você deve ter adivinhado, é mais cítrico. Pense em limões, laranjas e nectarinas;
  • O ácido tartárico é mais parecido com o que sentimos na uva;
  • O ácido acético, por outro lado, é mais avinagrado e menos agradável.

Então você tem os ácidos clorogênicos, que são quebrados em ácidos quínico e cafeico. O problema é que os ácidos quínicos não são de gosto agradável. São os responsáveis ​​pela amargura, adstringência e acidez da bebida.

Para quem acha que o café é um alimento muito ácido pH 5, é legal saber que está mais próximo ao chá pH 5,5 , distante de sucos cítricos e até mesmo da cerveja pH4. Interessante também observar que métodos de extração por pressão como o espresso, tendem a ressaltar a característica de acidez do café, muitas vezes desejadas!

Ruim, porém, é o gosto adstringente do café de torra muito escura. O processo excessivo de torra não somente elimina as substâncias boas do café para sua saúde como libera substâncias fenólicas, parecidas com iodo, de paladar desagradável! Normalmente ficamos com vontade de beber água após tomarmos um café queimado.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais