Buscar

Me ajudem quais são os antagonistas dos aminoglicosídeos???

💡 3 Respostas

User badge image

Ana Carla Lima

Diversos aminoglicosídeos funcionam como antibióticos que são efetivos contra certos tipos de bactérias. Eles incluem a amicacina, arbecacina, gentamicina, canamicina, neomicina, netilmicina, paromomicina, rodostreptomicina, estreptomicina, tobramicina e apramicina.

Aminoglicosídeos são antimicrobianos usados principalmente no tratamento de pacientes com infecções graves causadas por bactérias gram-negativas aeróbias. São ineficazes contra anaeróbios1. Os principais representantes de uso corrente são gentamicina, amicacina, estreptomicina e tobramicina.

A regra geral é que a associação de antibióticos de mesmo mecanismo de ação (bactericida com bactericida; ou bacteriostático com bacteriostático) gera efeito potencializador (sinérgico) e que a associação antibióticos com mecanismos de ação diferentes (bactericida com bacteriostático) gera efeito deletério (antagonismo). É por isso que é interessante associar a sulfa ao trimetropim; a penicilina à enrofloxacina, dentre outros. E é por isso que não é interessante associar a penicilina à tetraciclina; ou sulfa à enrofloxacina, e assim por diante.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os aminoglicosídeos exibem atividade bactericida dependente de concentração contra "a maioria dos bacilos anaeróbios aeróbicos e facultativos Gram-negativos", mas não contra anaeróbios gram-negativos e a maioria das bactérias gram-positivas. Eles requerem apenas um curto período de contato e são mais eficazes contra populações bacterianas suscetíveis que estão se multiplicando rapidamente. Essas atividades são atribuídas a um modo primário de ação como inibidores da síntese de proteínas, embora mecanismos adicionais estejam implicados para alguns agentes específicos, e / ou descrições mecanicistas completas ainda não estejam disponíveis.
A inibição da síntese proteica é mediada pela ligação dependente de energia, às vezes irreversível, dos aminoglicosídeos ao ribossomo bacteriano citozoico associado à membrana (imagem à direita). Embora etapas específicas na síntese de proteínas afetadas possam variar um pouco entre agentes específicos de aminoglicosídeos, assim como suas afinidade e grau de ligação, a presença de aminoglicosídeos no citosol geralmente perturba o alongamento peptídico no ribossomo 30S subunidade, dando origem a tradução imprecisa de ARNm e, por conseguinte, a biossíntese de proteínas que são truncadas, ou que apresentam composições de aminoácidos alteradas em pontos particulares.
Assim, seus antagonistas são:

  • gentamicina,

* amicacina,

* estreptomicina

* tobramicina.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais