Buscar

Como é a produção de detergente?

💡 2 Respostas

User badge image

Lucas Matheus Garcia

Um detergente é formado pela reação entre um ácido graxo (prefencialmente de cadeia longa) e uma base ( NaOH, KOH entre outras). Normalmente usa como fonte de ácidos graxos a gordura/oléo animal ou vegetal, que normalmente é aquecido para aumentar a velocidade da reação. Usa-se ácidos graxos de cadeia longa pois eles podem ligarem com mais força tanto a sujeira (na maioria das vezes lipossoluvél) quando fazerem ligações entre si. Já a base resuolta no cátion que permite que o detregente+sujeira seja arrastada pela água.

0
Dislike0
User badge image

Camila Assis

Os detergentes são substâncias químicas formadas por uma mistura de compostos orgânicos capazes de emulsionar óleos e manter a sujeira em suspensão. É um agente de limpeza que atua em diversas superfícies sem danificá-la.

Atualmente, os tensoativos são produzidos de diversos produtos provenientes da petroquímica (derivados do petróleo) e da oleoquímica (derivados de lipídios). São elaborados para atuarem em diversas condições, sendo menos afetados que os sabões pelos minerais (sais de cálcio e magnésio) que promovem o aumento da dureza da água, característica importante para que ocorra uma limpeza satisfatória. São capazes de diminuir a tensão superficial da água possibilitando a interação.

Quimicamente os tensoativos apresentam na sua estrutura uma parte apolar (hidrofóbica) e uma parte polar (hidrofílica). A região apolar interage com óleos e gorduras, enquanto a região polar interage com a água. Esse mecanismo permite que o detergente forme micelas, e consequentemente, realize a limpeza.

Para a sua produção são necessários hidrocarbonetos que irão constituir a parte hidrofóbica do tensoativo, e de outros compostos químicos como o ácido sulfúrico, o trióxido de enxofre e o óxido de etileno, que irão participar na formação da parte hidrofílica da molécula (extremidade amorfa). Alguns álcalis como hidróxido de sódio e hidróxido de potássio, também são utilizados na fabricação de tensoativos.

Na imagem temos o estearato de sódio, um detergente. A extremidade hidrofílica, em azul (polar), e a hidrofóbica, em vermelho (apolar).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais