Buscar

Como é a produção de detergente?

💡 2 Respostas

User badge image

Lucas Matheus Garcia

Um detergente é formado pela reação entre um ácido graxo (prefencialmente de cadeia longa) e uma base ( NaOH, KOH entre outras). Normalmente usa como fonte de ácidos graxos a gordura/oléo animal ou vegetal, que normalmente é aquecido para aumentar a velocidade da reação. Usa-se ácidos graxos de cadeia longa pois eles podem ligarem com mais força tanto a sujeira (na maioria das vezes lipossoluvél) quando fazerem ligações entre si. Já a base resuolta no cátion que permite que o detregente+sujeira seja arrastada pela água.

0
Dislike0
User badge image

Camila Assis

Os detergentes são substâncias químicas formadas por uma mistura de compostos orgânicos capazes de emulsionar óleos e manter a sujeira em suspensão. É um agente de limpeza que atua em diversas superfícies sem danificá-la.

Atualmente, os tensoativos são produzidos de diversos produtos provenientes da petroquímica (derivados do petróleo) e da oleoquímica (derivados de lipídios). São elaborados para atuarem em diversas condições, sendo menos afetados que os sabões pelos minerais (sais de cálcio e magnésio) que promovem o aumento da dureza da água, característica importante para que ocorra uma limpeza satisfatória. São capazes de diminuir a tensão superficial da água possibilitando a interação.

Quimicamente os tensoativos apresentam na sua estrutura uma parte apolar (hidrofóbica) e uma parte polar (hidrofílica). A região apolar interage com óleos e gorduras, enquanto a região polar interage com a água. Esse mecanismo permite que o detergente forme micelas, e consequentemente, realize a limpeza.

Para a sua produção são necessários hidrocarbonetos que irão constituir a parte hidrofóbica do tensoativo, e de outros compostos químicos como o ácido sulfúrico, o trióxido de enxofre e o óxido de etileno, que irão participar na formação da parte hidrofílica da molécula (extremidade amorfa). Alguns álcalis como hidróxido de sódio e hidróxido de potássio, também são utilizados na fabricação de tensoativos.

Na imagem temos o estearato de sódio, um detergente. A extremidade hidrofílica, em azul (polar), e a hidrofóbica, em vermelho (apolar).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes