Buscar

Quais hormônios a glicose ativa??

💡 4 Respostas

User badge image

Bárbara Dias

Insulina e Glucagon, veja o esquema na imagem. http://pt.wikipedia.org/wiki/Glucagon#/media/File:Glicemia.svg

1
Dislike0
User badge image

Mateus Gonçalves

Insulina e Glucagon. A insulina inibe a saída de glicose hepática e estimula a captação de glicose pelos músculos esqueléticos e adipócitos, limitando assim o aumento da glicose no sangue. A secreção de glucagon é estimulada principal pela baixa concentração de glicose e ácidos graxos no plasma, já a alta concentração diminui sua secreção. O glucagon aumenta os níveis de glicose e provoca a degradação de proteína e lipídios. Atua nos receptores específicos para estimular a adenilato ciclase. As ações metabólicas do glucagon são opostas da insulina. O glucagon também aumenta FC e aumenta força de contração do coração, embora de forma menos acentuada que a adrenalina.

1
Dislike1
User badge image

Leilane Lopes

Como aumento da glicose na corrente sanguínea há a ativação da insulina quando ocorre aumento na quantidade de glicose disponível, como ocorre logo após se comer uma macarronada ou beber um refrigerante. Mas quando a glicose diminui, há o estimulo para a liberação e aumento do glucagon circulante, pois assim temos um caso de hipoglicemia, e esse hormônio que da a sensação de fome que temos algumas horas após comermos. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais