Buscar

como funciona a administração de uma empresa?

💡 1 Resposta

User badge image

Mari Marcos Vieira

 

Administrar é gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. Administração é o conjunto de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de administrá-las

O administrador é aquele que atua no planejamento, na organização, na gestão e no controle das empresas. Num primeiro momento suas funções foram delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar (POCCC).

Planejar - Definir metas, propósitos e objetivos que serão alcançados. O planejamento envolve quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados.

Organizar - Você lembra das metas definidas no planejamento? Então, organizar pode ser definido como o momento em que as atividades sejam adequadas às pessoas e aos recursos da organização, ou seja, é hora de definir o que deve ser feito, porque deve ser feito, como deve ser feito, por quem deve ser feito, a quem a pessoa deve se reportar e o que é preciso para realizar a tarefa.

Liderar - Será que você tem o poder de influenciar pessoas? Um líder influência as pessoas para que trabalhem num objetivo comum, de forma que os objetivos planejados sejam alcançados.

Controlar - É o acompanhamento das atividades, a fim de garantir a execução do planejamento e a correção de possíveis desvios.

Principais áreas de atuação da Administração

- Gestão de empresas 
- Bancos e instituições financeiras 
- Mercado de capitais e riscos 
- Organizações Públicas 
- Organizações Não-Governamentais 
- Consultoria 
- Empreendedor autônomo

Mercado

O administrador pode trabalhar nos seguintes cargos: analista júnior, pleno, sênior e, depois, postos de supervisão e gestão, como gerência e direção. Se você tem uma característica empreendedora, você deve considerar a opção de abrir sua própria empresa e usar todo o conhecimento que você adquiriu no curso de Administração. Se você precisar de orientação, pode solicitar os primeiros passos com o SEBRAE.

Para fazer com que o seu negócio seja bem sucedido você deve compreender todos os processos da gestão. Acompanhe abaixo como fazer a gestão de empresas:

1- Elabore Um Planejamento Estratégico

Para dar início à gestão de empresas você precisa iniciar com a elaboração de um planejamento estratégico, que deve levar em consideração as informações relacionadas ao seu mercado de atuação, colaboradores, fornecedores e clientes.

A partir da análise destes itens é necessário determinar metas a serem alcançadas dentro de um período de tempo como aumentar o número de vendas, fidelizar os consumidores, entre outras coisas. Claro, você deve atribuir metas que possam ser alcançadas.

Por exemplo, sua empresa está vendendo bastante, quase ao máximo que seus funcionários têm capacidade, não adianta querer aumentar ainda mais as vendas, agora, caso você os faça ter um curso de técnicas de venda, pode-se atribuir um volume ainda maior de vendas.

Não basta apenas estabelecer as metas que a empresa pretende alcançar, também é importante determinar a forma com elas deverão ser executadas e quem serão os responsáveis, o que traz mais organização para cada processo de gestão.

Ao fazer isso você estará dando um posicionamento para a sua empresa, fazendo com que ela se torne mais competitiva no mercado.

2- Controle Dos Funcionários Na Gestão De Empresas

Uma empresa em que ninguém sabe exatamente o que tem que fazer está mais próxima de atingir o colapso e enfrentar transtornos.

Portanto, é preciso fazer uma definição muito clara das responsabilidades de cada empregado, quais são as suas atividades diárias, as metas que devem atingir e o que a organização está esperando deles.

Monte uma equipe de funcionários adequada ao tamanho da sua empresa, evitando que algumas pessoas fiquem sobrecarregadas.

Também é indicado investir na capacitação dos seus colaboradores, fazendo com que eles aprimorem os seus conhecimentos e contribuam ainda mais para com o crescimento da organização, além de oferecer treinamentos para diminuir as possibilidades de erros.

Manter a equipe motivada também é um ponto importante e que, embora não seja função exclusiva de quem pratica a gestão de empresas, deve ser feita de forma subsidiária, caso ainda não saiba exatamente como fazer veja nosso texto sobre como motivar uma equipe.

3- Gestão De Empresas Cuida Das Questões Financeiras

O setor financeiro é um dos mais importantes de qualquer empresa, caso exista algum descuido nesta área todo o resto pode desandar, já que praticamente tudo em uma empresa depende das finanças, desde pagamento de funcionários até os pedidos aos fornecedores.

Levando isso em consideração, cuide das questões financeiras da organização, controlando a quantidade de dinheiro que entra no caixa, sua origem, quais são os custos fixos como o pagamento dos funcionários e fornecedores, aluguel, luz, água, etc, lembrando sempre de fazer um balanço ao final de cada mês para verificar a saúde financeira do estabelecimento.

O ideal é que a empresa monte um orçamento mensal, o que permite saber o quanto ela tem disponível em caixa para investir, evitando fazer gastos que estão acima da sua disponibilidade de dinheiro.

Também é importante avaliar se o negócio está gastando demais, caso isso seja confirmado é preciso estabelecer métodos para reduzir os custos.

4- O Responsável Pela Gestão De Empresas Deve Entender Os Clientes

Uma empresa que não entende os seus consumidores está fadada a fracassar a qualquer momento.

Para não correr este risco, recomenda-se que a empresa monte uma carteira de clientes de modo a separá-los por perfis semelhantes como, por exemplo, o tipo de comportamento social que possuem, tipos de produtos que costumam comprar, quanto gastam no seu estabelecimento e com que frequência o visitam.

A partir do levantamento das informações dos seus clientes você pode entender quais as expectativas que eles alimentam em relação à empresa, o que permite criar um planejamento estratégico com ações que visam atender às necessidades dos consumidores, elaborando estratégias específicas para cada grupo de clientes, fazendo com que eles se identifiquem e se tornem fieis à sua marca.

Você é um ótimo gestor de empresas e está pensando em montar seu próprio negócio, contudo, tem dúvidas do que pode fazer? Uma boa dica é ver as nossas ideias no texto novos negócios.

5- Gestão De Empresas Fiscaliza O Desempenho Da Empresa

Crie o hábito de fiscalizar o desempenho total da empresa. Neste caso, faça um estudo mensal para verificar quais são os rendimentos que o negócio obteve, os custos que teve que arcar, se as metas estabelecidas foram alcançadas ou não, quais foram os problemas que ocorreram, entre outros fatores específicos da sua empresa.

A partir da fiscalização do desempenho da empresa, você pode identificar onde estão os erros mais frequentes e quais são as suas causas, o que possibilita desenvolver medidas corretivas para resolver a situação e convertê-la em acertos.

Também é indicado fazer reuniões com os funcionários da organização para deixá-los a par de tudo o que está acontecendo, pedir sugestões para melhorar os resultados da empresa e estipular novas metas.

Outra excelente ideia para quem trabalhar com gestão de empresas é focar em antecipar os problemas, ou seja, tire um tempo do seu dia para analisar os possíveis problemas que podem vir a ocorrer na empresa e, desde já, passe a criar soluções para evita-los, você perceberá que muitas vezes é possível impedi-los de acontecer, desde que já os tenha previstos com antecedência.

6- Promova Melhorias Contínuas Com A Gestão De Empresas

Um erro muito comum das empresas é estabelecer um padrão de funcionamento e nunca mais mudá-lo, o que faz com que em algum momento ele se torne ultrapassado.

Para que este problema não aconteça no seu negócio é indicado promover melhorias contínuas para contornar os transtornos atuais e evitar os que poderiam acontecer.

As melhorias podem ser estabelecidas em diferentes setores da empresa, inovando na linha de produtos e serviços, oferecendo facilidades no atendimento aos clientes.

A empresa também tem que se preocupar em disponibilizar melhorias para os seus colaboradores para que se sintam estimulados a desenvolver as suas funções, oferecendo recompensas para os mais bem sucedidos, além de melhorar as condições de trabalho.

7- Não Descuide Da Concorrência

Fazer a gestão de empresas também consiste em acompanhar a concorrência, logo, faça um estudo periódico para descobrir quem são os seus concorrentes, o que eles estão oferecendo para os seus clientes, qual é o atendimento que possuem, os preços que cobram, as condições de pagamento, além dos ideais e posicionamento que têm.

Ao saber quem são os concorrentes da sua empresa e com o que eles estão trabalhando, você pode montar um planejamento para enfrentá-los, fornecendo os mesmo serviços ou até mesmo superando-os em qualidade, evitando ser ultrapassado e que os seus clientes se desliguem da sua marca.

Aplique Agora Mesmo A Gestão De Empresas No Seu Negócio E Colha Os Frutos De Um Bom Trabalho!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais