Buscar

No direito administrativo, o Conceito de Estado diz que o Estado e uma pessoa jurídica seria então sinônimo da União, como diferencia-los?

O Estado e pessoa juridica em relaçao a republica federativa do Brasil igual a uniao certo ? Ou ha alguma diferença entre eles ?

💡 2 Respostas

User badge image

Pedro Mercadante

Sim, há diferença entre União e Estado Brasileiro. A União é pessoa jurídica de direito público interno, que compõe a República Federativa do Brasil, junto com os estados-membros, Distrito Federal e Municípios, sendo autonoma perante estes. 

Já o Estado Federal é a pessoa jurídica de direito público internacional. Desta forma a República Federativa do Brasil é composta pelo Estado Federal, União, Estados-membros, Distrito Federal e Municípios.

1
Dislike0
User badge image

João Vitor Abreu

No Direito Administrativo, esse princípio determina que, em qualquer atividade, a Administração Pública está estritamente vinculada à lei. Assim, se não houver previsão legal, nada pode ser feito.

A diferença entre o princípio genérico e o específico do Direito Administrativo tem que ficar bem clara.

Naquele, a pessoa pode fazer de tudo, exceto o que lei proíbe, nesse, a Administração Pública só pode fazer o que a lei autoriza, estando engessada, na ausência de tal previsão. Seus atos têm que estar sempre pautados na legislação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais