Buscar

Principais causas e consequências do desmatamento da Amazônia?

💡 3 Respostas

User badge image

Elias Andrade

As consequências dessa degradação na Amazôniapodem levar a extinção de espécies de animais e vegetais, causa sério desequilíbrio no ecossistema, contribui com o aumento da poluição – oriunda, sobretudo, das queimadas – e acarreta erosão do solo, que passa a ficar desprotegidos com o corte de árvores.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder esta questão vamos analisar o que é o desmatamento na Amazônia, indicando suas causas e consequências.
O desmatamento na Amazônia é um problema ambiental de grande relevância mundial e que vem ocorrendo desde meados do século XX, entretanto, este desmatamento só começou a ser calculado oficialmente em 1988 pelo INEP.
Como principais causas de desmatamento na área, temos o crescimento da população na região e a crescente necessidade de utilizar terras para a agricultura e pecuária, já que terras que ainda não foram cultivadas representam um custo mais barato na produção, o que é interessante para as empresas. Assim, surgem muitas queimadas ilegais para construir áreas agrícolas ou pastagens, além do corte ilegal de árvores que são comercializadas pelos próprios moradores da área, que enfrentam muitos problemas financeiros e de infra-estrutra.
Deste modo, com a extensão do desmatamente, surge inúmeras consequências e, como principais, podemos citar o desequílibro ambiental, já que muitas espécies são extintas, o crescente aumento da poluição pelas queimadas e a baixa da quantidade da flora responsável pela purificação do ar e, por fim, temos a erosão do solo, tornando cada vez mais difícil fazer o reflorestamente.
Portanto, podemos entender que o desmatamento da região amazônica é um problema que tem consequências terríveis e, mais que isso, as causas deste problema são difíceis de serem minimizadas. A fiscalização, por exemplo, em função da extensão da área, se torna muito complexa e cara e não há investimentos suficientes na área.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais