Buscar

bloco pacto andino -zonas de integração entre os paises membros deste bloco - vantagens de participação dos paises - história da formação do bloco

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para responder esta questão vamos conceitar o que é Pacto Andino, quais são suas zonas de integração, seus países membros e quais as vantagens de participar deste bloco. Neste sentido, procuraremos apresentar como foi formado este bloco.
O Pacto Andino é um bloco econômico, isto é, um grupo de países que possuem interesses econômicos em comum e que se unem em função de atimgir estes objetivos. No caso do Pacto Andino somentes países sul-americanos o constituem. São quatro país membros: Peru, Bolívia, Equador e Colômbia; e cinco países associados: Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. México e Panamá são países observadores e não participam ativamente do bloco. O Chile e a Venezuela eram países membros, mas deixaram o bloco em 1977 e 2006, respectivamente.
Sendo um bloco econômico, o objetivo principal é a realização de associações e intregações econômicas e políticas entre os países membros, visando fortalecer suas economias, construindo um mercado comum na América do Sul, o que promoveria um desenvolvimento equilibrado e benéfico a todos os países sul-americanos.
Além disso, desde 1969, quando foi criado, o Pacto Andino visa melhorar a qualidade de vida da população por meio de um maior desenvolvimento social e econômico, o que cria mais vagas de trabalho e, consequentemente, menos desigualdades sociais.
Portanto, o Pacto Andino procura estreitar os laços econômicos entre países da América do Sul para que estes possam se desenvolver juntos, fortalencendo suas políticas e econômias.

**

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais