Buscar

DAVID HUME - FILOSOFIA

Hume estabelece um vínculo entre pensamento e impressão ao considerar que

  • os conteúdos das ideias no intelecto têm origem na sensação.

  • o espírito é capaz de classificar os dados da percepção sensível.

  • as ideias fracas resultam de experiências sensoriais determinadas pelo acaso.

  • os sentimentos ordenam como os pensamentos devem ser processados na memória.

  • as ideias têm como fonte específica o sentimento cujos dados são colhidos na empiria.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para responder esta questão vamos analisar as alternativas fornecidas e entender qual delas melhor responde como Hume vincula o pensamento às impressões.
A primeira alternativa diz que os conteúdos das ideias tem origem na sensação. Esta afirmação está correta: Hume, como empirista, acredita que todo conhecimento tem como causa as sensações.
A segunda alternativa está errada porque Hume não acha que a mente classifica dados das percepções sensíveis, mas que o espírito consegue fazer imagens, ou cópias, destas percepções.
A terceira alternativa também está errada. Hume acredita que as ideias fracas são frutos de impressões que ocorreram quando a pessoa não prestou atenção em uma experiência sensível ou se ela tiver acontecido há muito tempo.
A quarta alternativa diz que os sentimentos ordenam como os pensamentos são processados e está errada. O que acontece é que sentimentos mais fortes e mais animados tendem a causar ideias mais fortes e duradouras.
A quinta alternativa diz que as ideias tem como fonte o sentimento provindo de uma experiência sensível. Esta afirmação está errada porque as ideias tem como origem justamente as sensações, os cinco sentidos que estiveram em ação durante uma experiência.
Finalmente, temos que apenas a primeira afirmativa está correta: os conteúdos das ideias no intelecto têm origem na sensação.

**

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais