Porque a membrana plasmática é assimétrica?
4 resposta(s) - Contém resposta de Especialista
RD Resoluções
Há mais de um mês
Quando proteínas e lipídios são sintetizados na célula, eles são inseridos na membrana de maneira assimétrica. Essa assimetria é mantida por longos períodos de tempo porque as proteínas não giram de um lado para o outro (um processo chamado difusão transversal) e porque todas as membranas são criadas e alongadas a partir de membranas assimétricas pré-existentes. Como os lipídios, como os fosfolipídios, giram, a assimetria absoluta dos lipídios não é retida (como é o caso das proteínas), mas muda com o tempo.
No entanto, como alguns lipídios não giram (ou seja, glicolipídios) e aqueles que giram fazem isso muito lentamente, a assimetria lipídica contribui para a assimetria da membrana.
Gabryela Souza
Há mais de um mês
Pois a mesma não é regular e rígida,tendo em si movimento constante como observamos na ciclose em células vegetais,essa membrana trata-se apenas de uma dupla camada de fosfolipídeos composta por proteínas de mambrana e com um glicocálice que lhe dá nutrição além do fato de ter permeabilidade seletiva.
Essa camada não tem uma forma constante,ela mantém a forma da célula pois é constantemente limitada pelo citoesqueleto,que aje de dentro para fora da célula da qual faz parte.
Kelly Rodrigues
Há mais de um mês
Pois a mesma possui variação na constitituição, sendo ela composta na parte interna por proteinas perifericas e na parte externa por glicoproteinas e glicolipidios; alem de possuir variação na carga eletrica sendo a parte interna negativa e a externa positiva.