Buscar

Kant e Hegel defendiam o que?

Kant defendia algo que Hegel era totalmente contra. O que era?

💡 1 Resposta

User badge image

Rose Andrade

Kant usa da analítica, enquanto Hegel, a dialética. 

Kant defendia que as ações poderiam se dar por Razão ou por Paixões (inclinações/instintos); sendo que a boa ação era aquela da Razão. Hegel defende que nós somos movidos por sempre por razão e paixões (ao mesmo tempo; sendo inviável separar uma da outra).

Outra crítica é que Kant tinha uma ideia de liberdade muito extremada. Para Hegel, somos movidos pela vontade interna e também pelas possibilidades e limitações que o meio nos dá. O interno e o externo se constituem mutuamente. 

A maior crítica de Hegel à Kant é quanto a proposta kantiana do Imperativo Categórico. Hegel alega que  esta proposta é de um Universal Abstrato (não tem conteúdo). Assim, Hegel trabalha com a ideia de um Universal Concreto, onde devemos verificar nossas ações se inserem de forma harmoniosa no contexto (Família, Sociedade Civil e Estado).

8
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais