Buscar

ROTEIRO E ESTUDO DIRIGIDO HOMEM CULTURA E SOCIEDADE

Prévia do material em texto

A sociologia nasce da tentativa de vários pensadores de compreenderem e explicarem as transformações pelas quais a sociedade da época vinha passando, na religião, na cultura, política, economia, entre outros setores sociais no sentido da formação da Sociedade Moderna Capitalista. 
Tendo em vista as correntes sociológicas, associe as colunas:
Eis o restante:
1. Positivismo.
2. Marxismo.
3. Max Weber.
I- Associado aos interesses dominantes da sociedade capitalista e, através dos conhecimentos da sociologia, dão uma nova roupagem às ideias conservadoras.
II- Essa corrente sociológica destaca que a relação social entre capitalistas e trabalhadores está baseada na exploração do trabalhador pelo capitalista.
III- Para Augusto Comte, a tarefa da Sociologia era ensinar as pessoas a aceitarem a ordem social vigente.
IV- Embora tenha recebido forte influência do pensamento marxista, não concordava com o princípio de que a economia se sobrepunha às demais esferas da realidade social.
V- desse ponto de vista, a ciência deveria ser um instrumento não só de compreensão, mas também de transformação da realidade.  
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas:
Escolha uma:
a. I-1; II-2; III-1; IV-3; V-2.
b. I-3; II-2; III-3; IV-3; V-2.
c. I-2; II-1; III-3; IV-1; V-3.
d. I-1; II-3; III-2; IV-2; V- 1.
e. I-3; II-1; III-1; IV- 2; V-3.
I e III correspondem ao item 1, uma vez que o positivismo defende uma perspectiva "neutra" da ciência, o que acaba implicando em um fortalecimento da postura conservadora e da sociedade imóvel.
II e V correspondem ao item 2, sendo a base sociológica para o comunismo de inspiração marxista, que parte do princípio que as classes antagônicas tendem a entrar em conflito, em defesa dos seus interesses, uma com a outra.
IV corresponde ao item 3, posto que, apesar de concordar em parte com o Marxismo, Weber discorda sobre a suposta supremacia da realidade econômica.
É correta a alternativa A.
No sentido geral do termo, a identidade nacional é um conceito que indica a condição social e o sentimento de pertencer a uma determinada cultura. Segundo Cizoto et al. (2016), o "jeitinho brasileiro" faz parte da identidade nacional brasileira.
 
Tendo em vista a definição de "jeitinho brasileiro", analise as afirmativas:
 
I- O “jeitinho brasileiro” está relacionado à constante característica do povo brasileiro de conseguir fazer seus arranjos, de conseguir ultrapassar difíceis obstáculos para atingir suas metas.
II- O “jeitinho brasileiro” se relaciona a proatividade, geralmente associada ao povo brasileiro.
III- O "jeitinho brasileiro" se relaciona com a superioridade do brasileiro diante das outras culturas.
IV- A utilização do famoso "QI" (quem indica) para conseguir um emprego está relacionado ao "jeitinho brasileiro".
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Corrigido pelo AVA =====
b. Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
O “jeitinho brasileiro” está relacionado à constante característica do povo brasileiro de conseguir fazer seus arranjos, de conseguir ultrapassar difíceis obstáculos para atingir suas metas. Em muitos casos, o uso do QI, o famoso "quem indica", ou da “carteirada”, faz-se necessário para alcançar os objetivos. Não está ligado a uma ideia de proatividade do povo brasileiro e nem a uma condição de superioridade em relação a outras culturas.
Ao analisar a desigualdade social, Karl Marx privilegia as classes consideradas como fundamentais para compreender os caminhos que a sociedade capitalista percorre: a burguesia e o proletariado. Segundo ele, as demais classes estavam num segundo plano do ponto de vista político e social.
 
Tendo em vista a noção de desigualdade em Marx, analise as asserções e a relação proposta entre elas.
 
I. As desigualdades sociais, na sociedade capitalista, são produto de relações sociais contraditórias que se manifestam na forma de apropriação e dominação.
 
PORQUE
 
II. A Sociedade Capitalista, segundo Marx, tem como características principais a contradição de classe e o modo de produção capitalista.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Resposta: As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.

Continue navegando