Buscar

A metáfora pode ser utilizada quando falta um vocábulo específico para a situação?

💡 3 Respostas

User badge image

Amanda Altmayer

Metáfora é uma figura de linguagem na qual uma palavra é usada para comparar sem que sejam empregado termos comparativos.

A linguagem não tem uma existência em si, bem como a metáfora, sendo desvinculada de seu uso. Ela é uma atividade humana. Por esse motivo, podemos manipulá-la, em função de objetivos específicos: comunicar-nos, expressar emoções, impressionar, persuadir, etc. Para que esses objetivos possam ser alcançados, precisamos aprender a utilizar recursos que criem efeitos em sentidos variados. Para produzir certos efeitos, utilizamos as figuras de linguagem, como a já dita metáfora.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Uma das figuras de linguagem mais conhecidas na língua portuguesa, a metáfora, como dito acima, é uma comparação subentendida que se faz entre dois elementos. Ela é feita, por exemplo, referenciando fatos novos a fatos antigos. Normalmente eles possuem algumas características em comum, sem que essa qualidade seja revelada. 


A metáfora é uma poderosa ferramenta da comunicação humana. Ela está presente em praticamente todas as conversas do dia a dia. Aparece, por exemplo, na música, nas poesias, nas propagandas, etc. Os estudos mais recentes apontam que em uma conversa as pessoas usam, em média, quatro metáforas por minuto. Isso acontece porque utilizamos a metáfora para expressar um pensamento sem querer ir direto ao assunto. 


É muito comum o uso dessa figura de linguagem para expor alguma ideia, assim como utilizá-la em comparações para explicar uma situação. Os estudiosos dizem ser praticamente impossível nos comunicarmos sem as metáforas. 


A metáfora tem uma qualidade subjetiva e efêmera, mas quando ela se torna fixa, passa a ser catacrese, ou seja, se transforma em metáfora já absorvida no uso comum da língua. É uma espécie de gíria do cotidiano, usada para facilitar a comunicação. A catacrese é utilizada com frequência na linguagem oral. As pessoas a usam com tanta constância que nem se dão conta que a figura de linguagem está presente no diálogo. Observe os exemplos mais comuns: "pé de alface", “perna da mesa”, “braço da cadeira”, “braço do sofá”, “cabeça do alfinete”, “céu da boca”, “dente de alho”, etc. 


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais